TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio Etapa

Por:   •  17/11/2021  •  Artigo  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

RESUMO

As práticas lúdicas, estipuladas por brincadeiras e jogos, pode expandir o aprendizado das crianças fora e dentro da sala de aula, a ludicidade se manifesta como um meio de ensino para o funcionamento e resultado dos alunos. Os jogos e brincadeiras trazem muitos benefícios para as crianças, de maneira que tragam momentos de alegria, de diversão e também de muito aprendizado. Atividades como oficinas pedagógicas fazem com que os alunos se sintam reconhecidos e autores dos seus conhecimentos. As oficinas traduzem um significado de interdisciplinaridade e ações no aprendizado, basicamente no que repercute a educação, por ser um aprendizado verdadeiramente efetivo na amplitude do saber do aluno. O método de ensino e aprendizagem se dá por reflexões sobre a técnica de ensinar que é colocada em prática pelo professor em sala de aula, assim é possível compreender o peso que as oficinas exercem na educação, trazendo a compreensão que a ativa participação na escola traz uma enorme impacção para construir conhecimento que vai além das salas de aula e da escola. A utilização das oficinas no ensino promove mudanças pretendidas por se tratar de uma metodologia que pouco tem do modelo tradicional de ensino, por estar focada na realização das atividades, onde sim é motivado a investigação, reflexão e ação, para interligar a teoria com a prática. Este paper tem como destaque as oficinas pedagógicas e a ludicidade em sala de aula, como forma de construir conhecimento através da ação e reflexão sobre as utilidades práticas que essa metodologia de ensino oferece.

Palavras-chave

Oficinas Pedagógicas, lúdico, aprendizado.

   

  1. INTRODUÇÃO

      Ao analisarmos o estudo e a aprendizagem adquirida através de pesquisas em materiais bibliográficos foi possível compreender melhor o tema proposto a seguir: Oficinas Pedagógicas – Ludicidade na sala de aula.  

     A ludicidade em sala de aula em seu processo pedagógico estimula o apreço pela vida e faz com que as crianças enfrentem os desafios que forem surgindo. O lúdico é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma de transitar até o conhecimento, e também contribui na formação corporal, como o afeto e o intelectual da criança, que por ser lúdico se torna mais divertido e atrativo, assim estimulando também sua inteligência.

      O ensino precisa ser analisado e repensado de acordo com que os professores se reinventem e inovem seus métodos em sala de aula. A aplicação de oficinas pedagógicas no ensino, pode gerar as mudanças desejadas, por se tratar de um sistema que não tem muito padrão tradicional de ensino, por ser pensado na realização de atividades coletivas.

      Segundo Corcione (1994), quem pensa em oficina, lembra logo, por associação de ideias, trocas, peças, trabalho, conserto, reparo, criatividade, transformação, processo, montagem...são todas as ideias que compõem o significado da oficina que se constitui num espaço privilegiado de criação e descoberta.

       O educador deve ter ciência de que seus alunos já possuem vivências com o mundo, indiferentemente, se forem através de brincadeiras ou por outros meios que eles tenham acesso antes de frequentarem o ambiente escolar, por isso o educador deve ser o que fará o intermédio, a ligação entre a criança, o lúdico e a escola.

       O objetivo principal é conceitualizar o tema, assim especificando e percebendo a finalidade da educação lúdica na sala de aula, abordando o pensamento, a aplicação e a organização das oficinas pedagógicas, assim trazendo a importância do papel da escola, dos alunos e professores no evolvimento das mesmas.

(Corcione, 1994, p.39) referência usada acima

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Insira neste campo NO MÍNIMO DEZ PARÁGRAFOS de fundamentação teórica para o seu trabalho.

Você poderá intercalar os parágrafos em: citação direta curta, citação direta longa, ou ainda citação indireta (todas devem ser devidamente citadas)

Importante:  Deverá constar na fundamentação teórica, no mínimo uma citação de cada tipo, sendo elas: [pic 2]

- Uma citação direta curta;

- Uma citação direta longa, e

- Uma citação indireta.

Totalizando ao final dez parágrafos.

As citações utilizadas devem ser retiradas de livros e artigos científicos.

Além da parte textual, você deverá inserir um gráfico/ tabela/ imagem que esteja relacionada com o conteúdo. Em seguida descreva e disserte sobre o gráfico/tabela/imagem apresentado.

Lembre-se de inserir o título e fonte da imagem. (Veja um exemplo na trilha de aprendizagem)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com