TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ética

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

CURSO DE PEDAGOGIA

O QUE É ÉTICA.

Amanda Alice Silva Vilaça

Gabriela oliveira Bernardes

Inara Teles Herculano

Viviane Rodrigues Otoni

ITAÚNA

                                                                    2017

Os problemas da ética

No primeiro capitulo intitulado de “Os problemas da Ética”, Valls nos apresenta esses problemas classificando-os em dois campos: os específicos e gerais e fundamentais, lembrando que essa seria uma divisão de estudos acadêmica, já que no cotidiano não há separação. Um problema que é apresentado é que como a sociedade está sempre em constante transformação, transformam-se também os critérios de julgamento de comportamentos, se eles são ou não são éticos.

Diversos filósofos buscaram explicar universalmente as atitudes pessoais, e essa busca se exemplifica através de pensamentos de Sócrates, que foi o primeiro a tentar realizar uma consulta interior. A partir de ideias de vários pensadores, foi sendo construído um conceito de ética e é isso que o autor mostra ao longo do livro.

ÉTICA E RELIGIÃO

Entre os gregos antigos, a discussão sobre o mundo e a harmonia cósmica produziu doutrinas práticas, que procuravam orientar a ação dos indivíduos para uma vida voltada para o bem, a virtude e a harmonia com a natureza. Lei moral com aspectos da lei Natural que permite ao homem viver e se realizar como homem, isto é, de acordo com a natureza.

Sócrates, como sua preocupação moral, expressa no lema “conhece-te a ti mesmo” (lema que não era teórico, mas pratico, pois não buscava um conhecimento puro e sim uma sabedoria de vida).A religião grega naturalista, sendo os deuses geralmente quase apenas personificações de forcas naturais, como raio, a força, a inteligências, o amor e ate a guerra. Religião judaica, tudo se modificou, o Deus de Abrão, Jacó e Isaac, não se identifica com as forcas da natureza, estando acima de tudo o natural.

Os homens procuram à revelação de deus: a revelação de deus não é uma posição teórica, mas é toda ela voltada para a educação e o aperfeiçoamento do homem. O homem busca ser santo, como Deus no céu é santo.

O mandamento do amor: este amor é agora diferente do amor grego e mesmo do amor judaico aos seus, pois inclui o perdão e muitas coisas duras de ouvir. É principalmente é um amor que vem de cima: Deus nos amou primeiro, por isso, na relação com os irmãos (que são agora todos os homens, resumindo na categoria do próximo) cada um deve procurar amar primeiro.

Religião um grande progresso moral a humanidade. a meta da vida moral foi colocada mais alto, numa santidade, sinônimo de amor prefeito, e que deveria ser buscada mesmo que fosse inatingível. Idade Média Europeia o pensamento ético que conhecemos está, portanto, todo ele ligado a religião, a interpretação da Bíblia e a teologia. Idade Moderna apresentam duas tendências: a busca da uma ética laica, racional (apenas), muitas vezes baseada numa lei natural ou numa estrutura (transcendental) da subjetividade humana, que se supõe comum a todos os homens, e, por outro lado, novas formas de síntese entre o pensamento ético-filosófico e a doutrina da Revelação (especialmente a cristã).

Filosofo Alemão Ludwig Furbach tentou traduzir a verdade da religião especialmente a cristã, numa antropologia filosófica que estivesse ao alcance de todos os homens instruídos. Marx: visão do mundo e da historia humana, que, num certo sentido, deveria substituir a religião.

Surgem novas teorias: deterministas: que ignora por princípio, a liberdade humana como sendo uma ilusão; racionalistas: procura deduzir a “natureza humana”(numa perspectiva naturalista, fisicalista ou materialista, ou numa perspectiva transcendental Kantiana, que define a natureza humana como liberdade, e a consciência humana como ”legisladora universal”) as formas corretas da ação moral;universalizável: uma ação moralmente boa é aquela que pode ser universalizável, de tal modo que os princípios que eu sigo pudessem valer para todos, ou ao menos que eu pudesse querer que eles valessem para todos.

Os ideais Éticos

Ao falar de ideais éticos há uma complexidade por haver divergência em pensamento no que realmente seria ético, levando em consideração é quase impossível a sua definição, trançado um paralelo de comparação, vê-se que em todos os lugares e culturas e pertinentes seus valores, crenças, costumes, modos de vida, e acima de tudo verifica-se as normas expostas um poder maior que está acima de todos, conforme a época, eles vêm se modificado até mesmo pelas constantes mudanças sociais e tecnológicas criadas e organizadas pelo próprio homem.

Ética é tudo aquilo que consideramos correto, que vivemos e defendemos e, tem como referencial o respeito ao outro, o que ele vive, cada um deve pensar de certa forma em conviver e trocar experiências, participando ativamente do processo social envolvendo indivíduos de diferentes lugares.Os ideais éticos por sua vez refazem a ideia de viver em harmonia com a natureza atentando para os critérios da moralidade e a razão e a liberdade, que consiste na preservação do ser místico e puro.

As inspirações éticas gregas estavam voltadas para o bem, a felicidade seria alcançada através da uma vida virtuosa e m harmonia com a natureza. No cristianismo o padrão ético seria de uma vida espiritual. Essas ideais foram radicalmente modificadas com o renascimento e o iluminismo o ideal ético passou a ser a liberdade individual.

Kant o grande pensador da burguesia e do iluminismo identificou bastante, como temos visto, o ideal ético como o ideal da autonomia individual. O homem racional, autônomo, autodeterminado, aquele que age segundo a razão e a liberdade, eis o critério da moralidade. Hegel o ideal ético Estava numa vida livre dentro de um Estado livre, um Estado de direito, que preservasse os direitos dos homens a lhes cobrasse seus deveres, onde a consciência moral e as leis do direito não estivessem nem separadas e nem em contradição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com