TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do Período Regencial

Por:   •  21/4/2019  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  215 Visualizações

RESUMO DO PERÍODO REGENCIAL

Quando D. Pedro abdicou seu trono aqui no Brasil ( devido alguns problemas ocorridos em Portugal, principalmente pela disputa do trono entre ele e o D. Miguel ), seu filho não pode assumir pois de acordo com a Constituição de 1824, era necessário ele ter 18 anos para estar no poder, e como não tinha nenhum parente próximo, assumiram três regentes e então deu-se início a período regencial no Brasil ( 1831-1840 ).

De forma sucinta, começou com uma regência trina provisória, bastante contestada pelas elites regionais, e neste período na assembleia geral possuía 3 grupos que contestavam o governo da época: Os Restauradores que tinham em mente a volta de D. Pedro; os Moderados que visavam a centralização do poder ou seja, uma monarquia; e por fim os exaltados que iam contra as ideias dos moderados, sendo assim fica evidente que eles queriam uma descentralização do poder, logo visavam as autonomias das províncias, mas esse período não obteve sucesso e logo depois teve início à uma regência trina permanente, porém também muito contestada. Até mudar o estilo e tornar uma regência una com o 1° mandato de Diogo A. Feijó e o 2° de Araujo Lima.

Mas de fato mesmo com todas as tentativas de incluir atos adicionais ( de preferência a autonomia das províncias ), não teve sucesso este período que teve seu fim com o famoso Golpe da Maioridade em 1840 na qual o filho de D. Pedro assume antes de completar seus 18 anos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com