TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO DA CIDADE DE ITU

Por:   •  21/8/2015  •  Dissertação  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

SURGIMENTO DA CIDADE DE ITU

INTRODUCAO


Graças ao bandeirante Domingues Fernandes, desbravador sertanista, ao fazer sua incursão pelas aguas do tiete, chegou nesta linda e maravilhosa Itu. Inicialmente colonizada por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste. Aproveitaram o clima favorável para a cultura e plantio do açúcar e posteriormente do café, o ouro preto muito apreciado por todos na época.
Reconhecida como Estancia Turística do Estado de São Paulo, com o tempo da valorização do café Itu tornou-se a cidade mais rica do Estado. 


CIDADE
Oficialmente inaugurada em 02 de fevereiro 1610 pelo bandeirante Domingues Fernandes, recebeu o nome “UTU GUAÇÚ”, que quer dizer “cachoeira grande”, referindo ao rio tiete. Em fevereiro de 1842, novamente teve seu nome trocado para “VILA ITU”, sendo conhecida posteriormente somente por ITU.
Grandes fazendeiros cultivaram o plantio de açúcar e café, contribuindo para o enriquecimento do estado de São Paulo. Destacam-se as fazendas Vassoural, Pirapitingui, Floresta, Serra e Nova América. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2011, a população do município era de 155 589 habitantes, sendo o 46° mais populoso do Estado.
Dados demográficos: 
População total em 2011: 156 983
Urbana: 144 336 (93,6%)Rural: 9 864 (6,4%)
Homens: 76 243
Mulheres: 77 957
Densidade demográfica (hab./km²): 243,12
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,29
Expectativa de vida (anos): 75,49
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,00
Taxa de alfabetização: 95,41
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,858
IDH-M Renda: 0,782
IDH-M Longevidade: 0,775
IDH-M Educação: 0,887

POLITICA
Residiu em Itu a família Almeida Prado, capitão mor de Itu. Em sua residência foi realizada em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e grandes proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
Os barões do café utilizaram a mão de obra escrava na agricultura e em 1869 foi construída a primeira fabrica a vapor de tecelagem do Estado de São Paulo. Nessa obra foi usada a mão de obra livre, principalmente mulheres e crianças.


SAUDE
Atualmente com varias clínicas médicas e odontológicas, quinze unidades básicas de saúde (UBS), três prontos atendimentos (PA) e um hospital em atividade. 
AS UBS estão distribuídas dentro dos bairros e os PAs em pontos distantes entre si e de forma estratégicas a fim de atender toda população. O hospital fica próximo ao centroem local de fácil acesso.
Segurança
Desde a chegada e inauguração do batalhão no município, o índice criminal reduziu consideravelmente, destacando-se o crime de homicídio.
Com o batalhão e suas duas companhias, a cidade é bem policiada, inclusive nas áreas rurais.
Durante o policiamento são realizadas abordagens a indivíduos em atitudes suspeitas, e nesse interim é que gera pontos para a segurança; indivíduos armados ou portando algo ilícito são presos e consequentemente o índice criminal reduz.

EDUCAÇÃO
Com cinquenta escolas municipais de educação infantil e fundamental, dezesseis escolas estaduais duas faculdades e uma etec.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com