TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo Histórico

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

A pesquisa sobre o tempo, hoje em dia é fundamental para que possamos compreender com as coisas funcionavam em sociedades do passado e como os sistemas nos influenciam ate hoje.

E as fases e varias etapas do tempo histórico e suas relações com as representações culturais e intelectuais e seus respectivos autores.

Essa pesquisa se destina a conhecermos melhor o fator tempo nas suas mais diversas categorias, e como alguns autores se posicionam em relação ao tempo histórico.

DESENVOLVIMENTO:

“O tempo histórico”

O autor José Carlos reis aborda as noções de tempo através de estudos específicos, e também trabalhando com vários autores, que como ele, que se dedicou ao estudo do tempo e todas as suas vertentes e peculiaridades.

O tempo para o autor, não se baseia apenas na busca da realidade material e como os homens contavam o tempo, mas também como o tempo influenciava na maneira de como a vida era compreendida.

Apesar de ser referencia e de suma importância para o homem se situar, para o autor a contagem do tempo não é o principal foco da historia isso quer dizer que o autor não tem interesse pelo tempo cronológico, porque sua passagem não indica mudanças ou acontecimentos.

Então o que seria o tempo histórico, o que seria a historia, se não a ciência que estuda a mudança, a vida, o movimento a transformação. A história estuda o tempo, o que os homens fizeram como pensavam ou se sentiam enquanto seres sociais.

José Carlos reis aborda as noções de tempo em três partes distintas, a primeira ele aborda com um questionamento, O que seria a historia! O estudo dos fatos humanos do passado? Existem estudos mais tradicionais do tempo histórico que realmente se não estudados de forma tradicional perdem a sua consistência.

Nesse caso ele se confunde com dimensões do passado da sociedade humana, a história na historiografia, o futuro é praticamente inexistente em relação ao passado e o presente.

O historiador é capaz de manipular documentos e ser preciso na verificação dos documentos, e reconstruir exatamente o que aconteceu naquele momento marcado na historia. Mas a parte negativa é que a obsessão precisa e exata do passado leva ao isolamento do futuro.

A segunda abordagem seria o numero de mudanças das sociedades humanas que sintetiza o tempo histórico como coletivo das sociedades e de suas mudanças coletivas e organizadas orientadas pelo tempo calendário, segundo o renomado autor Ricoeur.

Em fim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com