TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto "Mulheres Educadas Na Colônia" E Filme "Desmundo"

Trabalho Universitário: O Texto "Mulheres Educadas Na Colônia" E Filme "Desmundo". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 3

O filme "Desmundo" retrata a sociedade brasileira no período colonial. Para isso o filme conta a história da jovem Oribela, uma órfã portuguesa que foi enviada ao Brasil para se casar com um colono. Chegando ao Brasil ela é obrigada a se casar com Francisco, um colono português rude e ambicioso, homem típico da sociedade patriarcal portuguesa. Após o casamento, Oribela é reprimida pelo marido e pela sogra, que a pertubam tanto que ela chega a fugir, logo sendo encontrada pelo marido é castigada e mantida presa por um tempo. Depois de ser solta, Oribela foge novamente e consegue abrigo com o jovem Ximeno, com quem acaba se envolvendo. Os dois tentam fugir juntos mas Francisco consegue encontrá-los e acaba matando Ximeno. O filme termina com Oribela dando a luz , cumprindo o seu papel de mulher, reprodução da elite portuguesa e submissão ao seu marido. Igualmente, o texto "Mulheres educadas na colônia", em linhas gerais, discorre sobre a sociedade e a educação das mulheres no período colonial.

A cena inicial do filme mostra a chegada das órfãs á colônia portuguesa para se tornarem mulheres dos colonos portugueses. Isso ocorria porque na colônia portuguesa haviam poucas mulheres brancas, dessa maneira a Igreja fez com que o governo português enviassem mulheres brancas para a colônia para preservar a elite branca. No texto há um trecho de uma carta enviada por Nóbrega ao Rei dizendo que os homens viviam em pecado e insistentemente pedia que "Vossa Alteza mande muitas orphans e si não houver muitas, venham mistura dellas e quaesquer."(p.82, 2000).

Durante todo o filme podemos perceber como a mulher é tratada como ser inferior/submissa ao homem. Vemos também como a mulher é orientada/educada a seguir ordens e se submeter as vontades masculinas. Assim como é citado no texto, " A educação feminina ficou geralmente restrita aos cuidados com a casa, marido e os filhos."(p.79,2000) e também em "No Brasil-colônia, o homem decidia as ações. Era ele quem dominava, por meio da família patraiarcal."(p.82,2000) .

O texto relata que a mulher devia permanecer a maior parte do tempo em casa e quando fosse necessário sair à rua deveria ser discreta, para que ninguém a notasse. O mesmo fato podemos notar no filme, Oribela quase não sai de dentro de casa e quando sai está utilizando uma manta negra, chamada no texto de baeta.

No filme na cena da primeira vez do casal vemos como a relação sexual era um verdadeiro estupro. A mulher era objeto do prazer masculino e da reprodução, por isso as relações sexuais aconteciam de forma tão brutal. É dito no texto " O corpo feminino era um templo de purificação, não devia ser visto pelo marido. Servia apenas para a reprodução dos filhos de Deus."

Vale lembrar também que no filme notamos a atuação do Padre na catequização dos índios. O mesmo é relatado no texto "A educação letrada foi de responsabilidade exclusiva dos padres da Companhia de Jesus".

Em suma o filme e o texto caminham juntos no conceito de educação colonial, pois no filme é retratada a realidade da figura feminina na sociedade brasileira colonial, como no texto, que relata como a mulher era vista na sociedade colonial e qual era o seu papel nessa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com