TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho História

Por:   •  30/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Poli 10 Educação de jovens e adultos

Aluna: ANA CAROLINA BARBOSA DA SILVA SANTOS

Disciplina: Historia

Data: 29/07/2023

Fascismo: Uma ideologia política e social ultranacionalista e autoritária, que emergiu na Europa no século XX. Caracteriza-se pela supremacia do Estado, liderança carismática, culto à violência, nacionalismo agressivo, anticomunismo e tendências antidemocráticas.

Totalitarismo: Um sistema político no qual o Estado exerce controle absoluto sobre todos os aspectos da vida pública e privada dos cidadãos. O totalitarismo suprime a liberdade individual, promovendo o tratamento ao Estado e ao líder, e restringe severamente a oposição política.

Nacionalismo político: A ênfase no interesse e orgulho nacional, onde a soberania e o bem-estar da nação estão colocados acima de outros interesses. Pode ser tanto uma força unificadora quanto divisora, dependendo de como é interpretado e interpretado.

Patriotismo: O amor, o orgulho e o comprometimento com a pátria e seus valores culturais e históricos. O patriotismo envolve lealdade ao país, sua cultura e suas tradições, mas não necessariamente implica uma atitude agressiva em relação a outras nações.

Diferenciação entre Nacionalismo Político e Patriotismo:

Embora o nacionalismo político e o patriotismo compartilhem aspectos de identidade e lealdade à pátria, eles têm distinções importantes:

O nacionalismo político pode assumir uma postura mais agressiva, buscando a supremacia do país sobre outros, podendo levar a políticas expansionistas e agressivas. Por outro lado, o patriotismo valoriza o amor à pátria sem necessariamente buscar a dominação de outros países.

O nacionalismo político muitas vezes está associado a ideais e movimentos extremistas, enquanto o patriotismo é uma expressão mais moderada e amplamente aceita de amor à pátria.

O patriotismo pode ser considerado mais inclusivo, pois não implica necessariamente o antagonismo ou hostilidade em relação a outros povos ou culturas, enquanto o nacionalismo político pode criar divisões e conflitos com outras nações.

Em resumo, o patriotismo envolve um amor e orgulho saudável pela pátria, respeitando a identidade nacional, mas sem a necessidade de subjugação de outros povos. O nacionalismo político, por outro lado, pode incluir elementos mais radicais que buscam a supremacia nacional, mesmo que isso signifique a submissão ou frente a outras nações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com