TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de História

Por:   •  20/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

                TRABALHO DE HISTÓRIA

  1. De que formas pacíficas dispõem os povos para obter as matérias-primas e os demais produtos de que necessitam para viver e se desenvolver?

Mundo globalizado

Vivemos, na atualidade, num mundo globalizado, e para que os países consigam crescer e ter apoio em seus projetos, necessitam estar conectados uns com os outros.

Antes da criação dos blocos e tratados, haviam muitas disputas por territórios e suas matérias-primas, já que não havia qualquer comunicação entre os países sobre sua economia e o que era necessário para seu desenvolvimento. Essa aproximação só foi feita através da formação de blocos econômicos, que promovem a paz e a amizade entre os seus participantes.

Assim, os países compartilham seus interesses e valores, diminuindo as barreiras. Essa estratégia de estreitar relações diplomáticas através de blocos econômicos facilita para que os membros tenham as matérias-primas ou os demais produtos que necessitam para viver e desenvolver.

  1. Faça uma pesquisa sobre a geopolítica no mundo atual. Verifique quais são as principais disputas e quais as nações envolvidas.
  • Crise Política na Ucrânia: está relacionada com a disputa de influência no país entra União Europeia e Rússia. Iniciada em 2013, cuja motivação foi a não assinatura de um tratado de livre-comércio com a União Europeia.
  • Estado Islâmico: o novo califado extremista: o Estado Islâmico é um grupo jhadista radical, que se autoproclamou um califado e vem conquistando territórios na Síria e no Iraque. Em razão da extrema violência e sua expansão territorial forçada, o Estado Islâmico tem sido considerado por diversos países e organizações, como uma milícia terrorista.
  • Atentado terrorista em Barcelona e Cambrils: em 17 de agosto de 2017, uma van atropelou vários pedestres em La Rambla. Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 100 feridos, cuja autoria foi reivindicada pelo Estado Islâmico. Em Cambrils, a polícia matou a tiros cinco suspeitos de tentar realizar um segundo ataque.
  • Tensão entre Coréia do Norte e EUA: as ameaças entre os Estados Unidos e Coréia do norte tem ocorrido desde os primeiros meses de mandato de Donald Trump, devido o armamento nuclear da Coréia.

11. Observe a charge abaixo e responda às questões.

a) Que países estão representados na gravura?

Estados Unidos, Reino Unido (Inglaterra) e a URSS (Rússia).

b) A que momento da guerra a gravura se refere?

A reação aliada. 1º momento: foi a expulsão dos alemães de Moscou pelo Exército Vermelho, em 1941. 2º momento: aliança entre britânicos e italianos, em 1942.

3º momento: rendição do exército alemão em Stalingrado, em 1943. 4º momento: encontro de Stalin, Churchill e Franklin Roosevelt, em Teerã, capital da Pérsia (1943).

c) Que aspectos gráficos usados pelo autor representam o esfacelamento do poderio alemão?

O enforcamento de Hitler por meio das mãos dos Aliados (observado pelo punho das camisas, que representam os países EUA, URSS e Reino Unido).

d) Por meio da análise da charge, é possível perceber a posição do autor em relação aos países envolvidos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com