TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA TERRA E IMPACTOS AMBIENTAIS NO CERRADO

Por:   •  7/12/2022  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - Câmpus Cora Coralina

USO DA TERRA E IMPACTOS AMBIENTAIS NO CERRADO

Docente: Dr. Pedro Alves Vieira

Aluna/o: Keylani Felix de Farias da Rocha

Goiás, 11 de fevereiro de 2022

Uso e a ocupação da marcha para o oeste

A Marcha para o Oeste foi um projeto governamental que buscou povoar e desenvolver o interior do Brasil (1937-1945), região distinta do litoral no que dizia respeito ao desenvolvimento humano e econômico. No início da década de 40, praticamente todos os 43 milhões de habitantes do país estavam concentrados no litoral e viam o interior do próprio país como algo exótico. A região não passava de uma enorme e inexplorada mancha na geografia brasileira.

 Visando uma maior integração nacional, os potenciais naturais e humanos do sertão não poderiam ser mais desperdiçados, entendidos como fundamentais para a garantia da prosperidade da Nação. A proposta governamental incluía a construção de escolas, hospitais, estradas, ferrovias e aeroportos no interior, com objetivo de integrar e consolidar o País, de acordo com uma visão de unidade. Na perspectiva estadonovista, o quadro de estagnação econômica do oeste brasileiro se devia tanto a fatores humanos quanto à existência de barreiras naturais, que dificultavam a expansão econômica e demográfica das regiões do interior.

A proposta principal da Marcha para o Oeste era criar um rede de contato com as regiões recentemente “colonizadas”, com as regiões litorâneas. Transformar as regiões do Oeste e Norte em regiões primordialmente agrícolas era fundamental para ampliar o abastecimento de alimentos nas regiões litorâneas, e também realizar a exportação de produtos produzidos nas regiões. Por esse motivo, uma das principais ações da marcha era a construção de malhas rodoviárias. Inicialmente a marcha tinha a proposta de começar a urbanização pelo Oeste e depois para o Norte, a primeira foi feita, porém a última região não teve êxito. Ao fim, o projeto ficou centralizado somente no Oeste, não adentrando outras regiões. Por fim da marcha de Getúlio Vargas obteve sucesso com o seu programa nas regiões ocorreu aumento populacional, crescimento da malha ferroviária e na produção agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com