TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O documentário relata a desigualdade na educação brasileira

Por:   •  18/8/2019  •  Seminário  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade de Diadema

Nome: Ana Paula C. Maciel RA:2018031794

Nome: Jussara Maria RA:2018031530

Texto critico: Pro dia nascer feliz

Diadema

2019

Nome: Ana Paula C. Maciel

Nome: Jussara Maria  

Texto critico: Pro dia nascer feliz

                       

                                                                                                           

Trabalho para disciplina                                                                                                                                                          

Política na educação,

Curso educação física.

Diadema

2019

Introdução

O documentário mostra a realidade da educação brasileira, com comentários de alunos, professores e gestores. O fato acontece em três regiões; Pernambuco, São Paulo e Rio de janeiro.

O documentário relata a desigualdade na educação brasileira, mostrando os dramas e as dificuldades dos professores e alunos de algumas cidades. O documentário mostra a realidade das escolas públicas e privadas que existem nos estados de São Paulo, Rio de janeiro e Pernambuco.

Nas escolas públicas os professores são obrigados a educar em condições precárias desde a falta de agua; segurança; transporte; falta de verbas e até casos de violências. Apesar de todas as dificuldades existem pessoas que ainda acreditam e lutam por um futuro melhor, por exemplo o Douglas, que encontrou no grupo musical uma ocupação.

Outro fator muito importante relatado é o conselho de classe que aprovava alunos que não estariam em condições de seguir em séries seguintes, é o caso do Douglas que não estava em condições de ser aprovado mas com medo que ele se envolve-se com a criminalidade os professores decidiram aprovar.

A falta da participação familiar e desinteresse dos alunos também era constante, eles usavam o ambiente escolar somente para seus interesses, tais como: namoro, marginalização, passando maior tempo fora da sala de aula.

A entrevista realizada com a aluna do estado do Pernambuco, ela com grande potencial, pois ama ler o que a faz diferente dos colegas e a mesma produz lindos poemas, mas não tem o seu talento reconhecido dos professores, por que eles achavam que ela não tinha capacidade para fazer tão lindos poemas.

“eu poderia reivindicar quando sou julgada injustamente, mas a calma e a humildade prevalece” - Valéria

 E sem falar da dificuldades que ela e outros alunos tinham todos os dias para ir à escola. Na maioria das vezes o ônibus que era disponibilizado pela prefeitura estava quebrado.

Professores e alunos desinteressados faltavam muito, com a excessiva falta de professores os alunos eram dispensados mais cedo.

Percebemos também que os problemas estão presentes em todos os lugares, em diversas regiões do pais, só diferenciam um pouco uma da outra devido ás oportunidades que cada um tem, mas no final o problema leva todos a o insucesso escolar.

Os professores também sofre com a falta de respeito dos alunos, a falta de interesse e os xingamentos e deboches.

Em uma escola privada de São Paulo a realidade é outra, uma escola para alunos da elite mostra depoimentos de alunos falando da ideia da pobreza. Em um depoimento da estudante de classe média ela desaba em choro que dizia estar sofrendo porque muitos a julgam de estudiosa demais, e com isso nem namora mais.

Está aí uma diferença entre pobres e rico, enquanto o pobre se preocupa com o que vai comer mais tarde, com o dinheiro do xerox ou até mesmo com o ônibus para chegar até a escola, o aluno de classe média fica se lamentando com coisas supérfluas, como o que as pessoas dizem sobre ela, qual o status deve ter quando se formar. Mesmo tendo todos os recursos materiais para uma excelente educação, as notas continuam baixas porque os alunos se interessam por outras coisas, não por estudarem.

Vários alunos justificam as notas baixas, por problemas familiares, como falta de atenção dos pais, ou até mesmo muito cobrança.

O governo não tem interesse na qualidade e sim na quantidade de alunos aprovados. O documentário deixa claro que existe uma maquiação de dados, onde os professores se veem obrigados aprovar o aluno sem o devido mérito.

Evitando assim o preenchimento de relatório justificando o porquê reprovou o aluno.

São nítidas as diferenças entre uma escola pública e privada; 

Na escola particular a exigência para que os alunos desenvolvam as habilidades e competências é muito maior que na escola pública.

Na escola pública são poucos recursos em sala de aula, não dispõem de computadores, no máximo carteiras, lousa e giz.

As escolas públicas possuem salas lotadas, chegando até cinquenta alunos por sala. E diz a legislação que cada aluno precisa de um espaço equivalente a um metro quadrado. Com esta lotação, torna-se muito difícil realizar aulas que consigam atingir o desenvolvimento mínimo das habilidades necessárias para o real aprendizado do aluno.

A evasão escolar na redes públicas são maiores do que nas privadas.

A falta de interesses dos pais na rede pública é bem maior que na rede privada.

O desrespeito e violência com professores são maiores nas redes públicas.

O objetivo da escola é preparar o indivíduo para a sociedade, de modo em que ele venha a contribuir futuramente para a mesma. Porém seu foco foi desviado. Atualmente a escola serve como creches para crianças e adolescentes, os mesmos não sabem a real função dela. O desinteresse dos pais, contribui para desordem educacional. O Brasil é um dos países com pior índice de aprendizado. Seria culpa do governo, dos pais, dos alunos, dos professores ou da sociedade em geral? Verbas são desviadas da educação, ninguém cobra por isso. Alunos que vão mal na escola, que badernizam , desrespeitam colegas e profissionais da educação, nada é feito, o sistema aprova esse aluno, que sai um indivíduo ignorante, que futuramente irá contribuir negativamente para esse ciclo educacional decadente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (222.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com