TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O islã no tempo

Por:   •  18/11/2016  •  Resenha  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE

Aluna: Ghyslaine Pires de Moraes

Professora: Mariana Bonat Trevisan

Matéria: História Medieval II.

Disciplina: História – 3° período

Referência bibliográfica:

DEMANT, Peter. O Mundo Mulçumano, São Paulo, Contexto, 2004. Parte 1 – O Islã no tempo. Págs 23-76.

Resumo do texto – O Islã no tempo

Sabe-se que o Islã foi fundado no séc. VII, na península Árabe. Antes de sua formação com Maomé, ficava à beira de duas grandes potências, o império Bizantino e Pérsia. O fundador e profeta islâmico foi Maomé (570-632 d.C.) que desde muito jovem teve ensinamentos sobre o comércio, quando se tornou adulto, virou mercador, como parte dos beduínos que tinham um estilo de vida nômade e valorizavam a liberdade de movimento, sua organização era tribal e tinha como um dos maiores valores a lealdade ao clã e laços familiares . Se casou com uma mulher muito rica que era viúva e com isso ganhou influência, até então vivia uma vida simples sem muito dinheiro era pobre e marginalizado pois pertencia a tribo dos coraixitas, com o casamento ele tem sua ascensão social.

 Maomé vive em um momento de muita desigualdade social da população, e também uma divisão entre os cristão e judeus, tinha uma grande influência do monofisismo (pratica religiosa que professa a crença a um único Deus). Fazia muitas viagens de comercio e durante essas viagens teve contato com povos cristãos e judaicos. Em suas rotas comerciais começou a receber visões e ouvir vozes, do Arcanjo Gabriel. E a partir dessas palavras Maomé inicia o Alcorão o Arcanjo lhe dizia que ele se tornaria o último profeta de Deus.

Ele converte a esposa e apenas alguns amigos próximos ao islamismo, mas isso já foi suficiente para incomodar a elite. Pois a cidade de Meca tinha como base econômica o turismo religioso, Maomé quis destruir as imagens dos deuses politeístas e isso ameaça a elite. Isso faz com que expulsem Maomé e seus grupo de seguidores, e marca o início do calendário muçulmano, ano de 622. Maomé e seus grupo vão para Iatreb e lá também tem dificuldades pela oposição a sua religião, mas recebe ajuda e impõe sua superioridade militar tonando-se líder político e militar. Com esse poderio militar Maomé volta pra Meca e derrota os coraixitas, Maomé limpou a Caaba, onde era cultuado vários deuses.

A Caaba é uma construção em forma de cubo, que tinha dentro dela a presença de uma pedra negra, um meteorito de 30 centímetros, a Caaba se tornaria para os muçulmanos a casa de Deus. Quando Maomé morre em 632 d.C. a maior parte da Arábia central já tinha se convertido ao islamismo.

Mas o que é o islã e quais são os deveres dos fiéis? O primeiro, a Shahada ou testemunho é a pregação da palavra onde não há outro Deus e Maomé é seu profeta. O segundo é a Salat, é a oração que deve ser feita cinco vezes ao dia. O terceiro é a Zakat ou a esmola, parecido com o dízimo cristão.

Todos entregam uma parcela da renda para fins sociais. O quarto é o Ramadan, mês em que os fiéis ficam em jejum, isso é feito para obter uma purificação. Durante todo este mês os muçulmanos renunciam as coisas, lembra o que ocorre na quaresma, para os cristãos, os muçulmanos renunciam as relações sexuais, comidas e bebidas, inclusive água, do nascer até o pôr do sol. Um período que é visto com alegria, pois familiares fazem visitas no anoitecer, que duram até a madrugada. E o por último temos a Hajj, é a peregrinação à Meca que todo fiel tem que fazer pelo menos uma vez na vida, isso se tiver condições para tal, por exemplo se o fiel não estiver bem de saúde ou não obter meios financeiros para fazer a viagem não é obrigatório, mas, se tiver condições físicas e financeiras é obrigado a ir pelo menos uma vez.

Como foi dito o islã surgiu do oriente em uma região, onde se predominava o Império Bizantino e Persa, portanto, recebe influências por conta disso, mas também tem influência do cristianismo, pois Maomé conhecia o povo cristão e também os judeus, em suas viagens comerciais.  O Islã se considera a continuação e o aperfeiçoamento do Judaísmos e do Cristianismo. Maomé é visto sempre como o ultimo profeta, o “selo” entre as religiões.

Na crença muçulmana, Deus “desce” ao homem, pois o homem nunca poderia se elevar a ponto de chegar até Deus. A semelhança com relação as outras religiões e o islã está ligada à exigência do comportamento ético do ser humano. Desse modo, a moral islâmica não está longe da judaico cristã. Existem também as diferenças entre o islamismo e as ouras religiões, apontadas no texto, como por exemplo, a imposição do islã com os politeístas, onde os infiéis deveriam escolher a conversão ou a morte. Com o tempo os cristãos foram ganhando poder, e também vemos com eles a mesma intolerância religiosa, podemos ver isso em quase toda a Idade Média, com as cruzadas e as inquisições. Outras diferenças é o papel dos ulemás, eles são apenas intérpretes do livro sagrado e não mediadores entre o ser humano e Deus como no clero cristão, no Islã todos são iguais perante a religião, essa é uma grande marca do Islã, a igualdade dos fiéis.

Em Medina, a comunidade que foi criada por Maomé, o estado e igreja se confundia, essa confusão foi transferida depois para o estado império muçulmano. Essa complexidade de organização dura até hoje. Isso ocorre porque no Império Bizantino não se conhecia uma separação entre essas duas dimensões ‘’espiritual e temporal’’ que eles viviam era o chamado cesaropapismo, e o Islã toma essa ideia como modelo, mas, muito mais do que o cristianismo ou qualquer outro, o Islã abrange todas as esferas da vida o islã não é apenas uma religião, é também uma comunidade (umma) que regulariza em todos os sentidos da vida e desenvolvimento do indivíduo, passa pela filosofia, educação, pela filosofia, governo, pela relação entre homem e mulher, a vida familiar e pelo comércio. Esse estilo de vida é também conhecido como “xaria” ou caminho certo.

A cominudade do Islã conhecida como umma, tinha um papel de incentivar a participação dos fiéis, para sempre buscar mais conquistas em nome da fé, Maomé era um líder militar também. Por isso esse caráter de guerra é sempre presente no islã. O Islã ele se baseia em um sistema jurídico-religioso.

A expansão muçulmana foi bastante significativa, e teve como principais conquistas primeiramente o Oriente Médio a África do Norte entre outras regiões até mesmo partes da Índia. Hoje em dia o islã é a religião que mais se expande, representando 25% da população mundial. Devemos lembrar que nesse período existia um grande debate sobre a figura de Jesus, com o concilio de Niceia os cristãos chegaram à conclusão que Jesus tinha tanto a natureza divina quanto a natureza humana. Com isso os monofisistas que acreditavam apenas na natureza divina de Jesus foram perdendo espaço no Império Bizantino, e eram taxados de hereges.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com