TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O perfil de tres reis

Por:   •  14/4/2016  •  Seminário  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CEFORTE - CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Eliseu Mendes Gervásio Arcanjo

RESENHA DO LIVRO

 PERFIL DE TRES REIS

Rio de Janeiro

2015


CEFORTE - CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA[pic 2]

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

TURMA: 1º PERÍODO

DATA: 19/07/2015

RESENHA PERFIL DE TRÊS REIS

[pic 3]

Rio de Janeiro

2014


.Sempre ouvi meu amado pai Pastor Rafael Arcanjo, indicar este livro para os mais diversos tipos de pessoas, as vezes comprava várias unidades para presentear os amigos, e sempre repetindo a mesma frase “ leia e depois me diga o que achou, duvido você não rever seus conceitos após ler este livro” e logo em seguda solta sua alta gargalhada,   depois de vários anos tive o prazer de também ganhar este clássico da literatura cristã e entendi o porque meu pai sempre indicou estes livros para todos os seus liderados de ministério e amigos pastores e como forma de incentivo e conselho fez uma dedicatória que simplesmente marcou minha vida dizendo:

    ¨O senhor Jesus Cristo sempre está em busca de Homens com o coração quebrantado e humilde seja você meu filho um desses homens e mulheres encontrados por Deus assim como Davi e outros mais para crescer rumo ao alvo qué  Jesus Cristo. 

Gene Edward Veith escreveu a obra pensando especificamente em cristãos que foram de alguma forma feridos e machucados por líderes espirituais despóticos e tiranos. E ele o faz baseando-se na vida de três reis de Israel (daí o título): Saul, Davi e Absalão. A narrativa do texto é por vezes quase poética, livremente baseada nos episódios bíblicos que dão sustentação à tese do autor. Aqui e ali, encontram-se diálogos diretos com o leitor, convidando-o à reflexão sobre suas próprias atitudes e pensamentos sobre o sofrimento e a perseguição que sofrem por parte de líderes legalmente constituídos.

A primeira parte da obra trata a respeito das vicissitudes de Davi, desde antes de sua unção por Samuel até aos anos errantes de sua vida pelos desertos, enquanto fugia do rei Saul. O foco recai sobre a resposta dada por Davi ao trato injusto e maligno de Saul. O autor toca em especial na questão de como se pode determinar se alguém é de fato o ungido do Senhor ou não. Saul era o Ungido do Senhor? Talvez fosse, talvez não, somente Deus o sabe. Se o fosse, sua autoridade era legítima e deveria ser respeitada, mesmo que Davi tivesse todas as razões para se levantar contra ele.

Perguntas como essa surgem a todo o instante em meio ao povo de Deus em dias de crise de liderança como os nossos. Há muitos líderes cristãos com clara tendência ao autoritarismo e à tirania. Há muitos hoje que se portam como Diótrefes, gostando de exercer a primazia e não dando acolhida a ninguém mais. Perfil de Três Reis (Gene Edward Veith. Editora Vida, 2005) é para pessoas oprimidas que estão sob a autoridade de reis como Saul. Qual a melhor atitude a se tomar quando um deles joga uma lança contra nós? Arrancá-la da parede e lançá-la de volta, como o nosso Saul interior e as pessoas ao nosso redor nos incitam a fazer ou desviar-se dela e fingir que nada está acontecendo?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (250.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com