TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Perfil de três reis

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  4.043 Palavras (17 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

LIVRO: Perfil de três reis

CAPITULO UM

O livro inicia contando um pouco sobre a vida de um rapaz, filho de Jessé era o caçula de 8 irmãos. Ele era quem apascentava o rebanho de ovelhas da família. Sempre andava com duas coisas: uma funda e um instrumento pequeno. Por se passar muito tempo nos planaltos o rapaz se sentia muito sozinho. Para amenizar a solidão vivia tocando sua harpa e cantando com sua bela voz. Quando essas atividades não resolviam ele ajuntava pedras e atirava com sua funda em uma árvore que estava longe com uma sensação de fúria. Esse mesmo rapaz tinha um grande amor por Deus. A noite cantava hinos de seus antepassados e chorava. Cantava tão alto que seu canto ecoava para as montanhas até chegar aos ouvidos de Deus. Um certo dia enquanto cantava percebeu que um urso gigante se aproximava atrás de um cordeiro que pastava na grama. O rapaz muito rápido acertou o urso que estava indo atacar ele com muita raiva. Exclamando ao cordeiro “Eu sou o seu pastor, e Deus é o meu” ele se tornará um homem.

CAPITULO DOIS

Um de seus irmãos foi até ele gritando para que ele corresse para casa pois uma pessoa queria conhece-lo, então Davi correu para casa. O ancião via em Davi algo que seus familiares não via, mas que Deus já havia visto nele. Deus já tinha buscado em todas as casas algo muito especial e que encontrara em Davi, Davi amava seu Senhor de todo seu coração mais do que qualquer outra pessoa. Então aquele Samuel ungi Davi como rei. Naquele momento Davi estava entrando na escola do quebrantamento. Seus irmãos foram para guerra e ele agora levava comida aos seus irmãos na guerra. Em uma dessas idas novamente matou, mas dessa vez não era um urso e sim um gigante de 3 metros se tornando um herói, indo parar no palácio do rei onde aprenderia muitas coisas importantes para seu futuro.

CAPITULO TRÊS

Davi sempre cantava para o rei pois a música fazia muito bem a ele, e todos do palácio ficavam maravilhados com as canções, e se indagavam como ele podia ser tão bom tocando e cantando aqueles hinos? A canção preferida de todos era a inspirada no cordeirinho. Porém o rei estava louco e era muito ciumento, ele se sentia ameaçado por Davi, ele sabia que Davi iria ocupar o trono algum dia. Mas ficava a dúvida de como ele chegaria ao trono: pelos meios normais ou por violência? Saul não se interessava com isso e isso o deixaria louco. Davi ficava muito incomodado com a situação, mas ele havia alcançado uma compreensão que ninguém conseguiu. Que Deus quer homens que vivam em meio ao sofrimento, Deus queria vasos quebrados.

CAPITULO QUATRO

Saul percebeu que Davi era uma ameaça ao seu reinado, mas não percebia que era de Deus a decisão de que reinos permaneceriam. Louco que era começou a atirar lanças em Davi. Seria possível que esse rei fosse o ungido do Senhor? Nosso rei é um ungido do Senhor? Caso ele nos arremesse lanças então podemos dizer que ele está louco e que é da ordem do Saul.

CAPITULO CINCO

Deus tem uma pequena universidade onde poucos alunos são inscritos e menor ainda é o número de quem conclui. Escola que existe pois Ele não tem homens quebrados, mas tem outros tipos de homens. Homens que dizem ter autoridade, mas não tem, que dizem ser quebrantados, mas não são e homens que dizem ter autoridade de Deus, mas que são loucos e não quebrantados, tem muitos desses homens, mas poucos que são homens realmente quebrantados.

Porque são poucos alunos nessa escola de submissão e quebrantamento? Por causa do sofrimento que estar nessa escola gera. Davi foi aluno dessa escola e Deus usou Saul foi o escolhido para ralar Davi. Quanto mais louco o rei ficava mais conhecimento Davi possuía. Davi entendia que Deus o havia colocado ali no palácio do rei. A autoridade de Saul era legitima, escolhida por Deus e escolhida para Davi. Era uma autoridade não quebrantada.

CAPITULO SEIS

Davi se perguntava o que fazer quando se é arremessado uma lança? Estranha essa pergunta de Davi, sendo que sabemos que quando nos é arremessado uma lança apenas agarramos e lançamos a de volta. Fazendo isso provará muita coisa: que é valente, você defende o direito, você toma corajosamente posição contra o erro, você é forte e não deixa levarem por onde queiram, você não dá ligar a injustiça nem ao tratamento desleal, você é o defensor da fé, guardião da chama, detector de toda heresia. Tudo isso diz que você é candidato ao trono real, um ungido do Senhor! Segundo a ordem do rei Saul. Ainda podendo depois de uns anos ser um especialista em arremesso de lanças em todo reino e com toda a certeza um louco.

CAPITULO SETE

Davi não sabia o que fazer com as lanças que eram arremessadas contra ele, não as arremessava de volta e nem fabricava suas próprias lanças para atira-las. Davi apenas desvia delas. Que pode se fazer um jovem quando um rei decide usá-lo de tiro ao alvo? E se o jovem não retribuir o cumprimento? Duas coisas o jovem precisa saber: fingir não ver as lanças e aprender a se abaixar rapidamente.  Quando alguém é atingido pela lança é facilmente percebido pois reflete amargura. Davi jamais foi atingido e ainda aprendeu um segredo. Descobriu também três coisas que o ajudou a não ser atingido: jamais aprenda algo na arte de arremessar lanças, fique longe de quem atira lanças e fique sempre quieto. Dessa forma jamais será atingido.

CAPITULO OITO

Se achar que o rei está louco e não sabe o que fazer. Primeiro reconheça que não se pode saber quem é o ungido do Senhor e quem não é. Existem reis que todos acham que é como Saul, mas é como Davi e vice e versa. Não temos com descobrir apenas podemos viver nos perguntando se esse homem é o ungido do Senhor e se for ele é como Saul? Talvez tenhamos que nos perguntar isso muitas vezes. Apesar de parecer fácil essa pergunta ela é muito difícil, ainda mais quando tido ao nosso redor nos encoraja a lançar de volta as lanças. Mas temos que nos lembrar que apenas conhecemos a pergunta e não a resposta. Somente Deus sabe a resposta e Ele nunca a revela.

CAPITULO NOVE

Estou na mesma situação de Davi e não sei o que fazer. O que faz um homem nesse caso? Nesse caso a resposta é que será esfaqueado até morrer.  Temos que ter cuidado para não olhar somente para o nosso rei e culpa-lo de tudo, pois enquanto isso Deus está olhando para outro rei Saul, aquele que existe dentro de mim. Eu e Saul somo um só, ele vive dentro de cada um de nós e a única forma de acabar com ele é aniquilando. Davi poderia ter sido rei Saul II se Deus não tivesse arrancado de dentro de seu coração. Isso levou muitos anos e foi muito doloroso pra Davi. Deus usou o Saul exterior para destruir o que estava dentro de Davi. Davi aceitou seu destino, sofreu suas agonias e duas dores sozinho e no fim do processo estava totalmente mudado. Com exceção de Deus ninguém gosta da resposta que tivemos nesse capitulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com