TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O poço e o pendulum

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

O Poço e Pêndulo (1842).

Um anônimo narrador abre a história revelando que foi condenado à morte durante o tempo da Inquisição, uma instituição do governo católico. Toda Espanha foi perseguida, todos por católicos “heréticos”. (indivíduo que se opõe aos dogmas estabelecidos pela igreja).

O Poço e Pêndulo passa-se na Espanha no contexto da Inquisição. Conta à história de um homem julgado e condenado por inquisidores e que, após sentenciado, é atirado em um calabouço. Ali ele vem sofrer imensa tortura tanto física quanto emocional e psicológica.

O narrador é colocado em uma sala escura com paredes de metal e uma armadilha (O Poço) que jaz em seu centro. Ele anda cuidadosamente pela sala, medindo-a e escapa por centímetros de uma morte dolorosa quando percebe o fundo buraco no chão. Cansado, dorme e quando acorda recebe comida e água, na qual estava contida alguma coisa que o fez cair no mais profundo sono.

Ao acordar, o narrador percebe as luzes acesas, podendo ver a sala onde se encontrava que possuía desenhos das mais horríveis criaturas e demônios e se percebe amarrado a uma cama, sobre a qual se encontra um pêndulo de metal em formato de lâmina afiada. A princípio o curioso objeto se movimenta lentamente de um lado para outro e longe de seu corpo, mas à medida que o tempo passa o mesmo lentamente cai na direção do peito do condenado.

Ele escapa colocando carne na corda que amarrava seu corpo e deixava seu braço livre apenas para se alimentar, pois do abismo saíam vários ratos que roeram as cordas e o libertaram.

Nesse momento ele percebe que está sendo observado por seus torturadores porque o pêndulo, que havia ganhado muita velocidade e o cortado no peito, parou após sua salvação. Então as paredes de metal são aquecidas com fogo e o narrador mal consegue respirar. Elas começam a se unir forçando-o a se lançar no abismo, então quando ele está prestes a fazê-lo um cavaleiro francês o resgata e a Inquisição acaba nas mãos de seus inimigos.

Adaptação para o cinema: O Conto de Edgar Allan Poe, O Poço e o Pêndulo, foi adaptado para um filme de terror de 1961, a adaptação é considerada como tendo uma semelhança mínima com o conto original e os aparelhos de tortura que dão origem ao título aparecem apenas nos 10 minutos finais do filme. Em 1991 outra adaptação foi feita, mas também considerada infiel ao conto.

Observação: Inquisidor, aquele que pergunta, questiona. Na inquisição os inquisidores, que retiravam de seus prisioneiros até inverdades através de tortura.

Língua Inglesa (leitura, análise e tradução).

Linguística Textual (intertextualidade).

Prática Pedagógica: Planejar as práticas pedagógicas em termos de objetivo. (intertextualidade).

Intertextualidade: Criação de um texto a partir de outro pré-existente.

Exemplos:

Tradução: Adequação de um texto em outra língua.

Paráfrase: Palavras são mudadas, porém a ideia do texto é a mesma.

Paródia: Uma forma de ridicularizar outros textos, se voltando para crítica.

Recursos Didáticos: Posicionar os alunos em sala de aula em forma circular, em duas filas. A primeira fila fazer uma paráfrase sobre o conto, e a segunda fazer paródia sobre o conto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com