TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema de saúde cubano

Artigo: O sistema de saúde cubano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Artigo  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Cuba é um país marcado pela revolução de 1959, que dividiu sua história e transformou não só a política, como também a educação, cultura, esporte e saúde.

As diferenças existentes entre o pré e pós-guerra são significativas quando nos referimos aos indicadores básicos, como expectativa de vida e mortalidade infantil, que obtiveram uma considerável melhora, tornando o país um exemplo no que se refere ao Sistema de Saúde.

Este é considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo e que possui como princípios a universalidade, acessibilidade, gratuidade, regionalização e integralidade, proporcionando a seu povo uma total seguridade e cobertura dos serviços de saúde, tendo como principal foco a prevenção.

Neste trabalho apresentaremos o Sistema de Saúde Cubano, expondo o funcionamento deste sistema, bem como a sua história e a do país, as leis que o regem, a formação acadêmica na área de medicina, as missões internacionais, a assistência farmacêutica e a dificuldade que o embargo comercial imposto pelos Estados Unidos traz para o desenvolvimento da saúde no país, além de uma comparação entre alguns indicadores básicos cubanos e brasileiros.

República de Cuba, mais usualmente denominada Cuba, é um país localizado na América Central, que possui como capital a cidade de Havana, com outras cidades principais, sendo elas Santiago de Cuba, Las Tunas, Camagüey e Holguín, e tem como idioma oficial o espanhol. Com uma área de 110.922 km² formada por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas, reside 11,2 milhões de habitantes, tendo uma densidade demográfica de 100,97 hab./km², onde 75% da população está concentrada na área urbana e 25% na área rural. (MORAES, 2011)

Dentre os indicadores sociais, o país possui uma alta expectativa de vida sendo de 76 anos para homens e 81 para mulheres, deixando o país com um dos melhores índices dentre todos os países do continente americano. Possui, também, um baixo crescimento demográfico, sendo de 0,4% ao ano, no qual a taxa de fecundidade é de 1,55 filhos por mulher e a de mortalidade infantil é de 4,5 para cada mil nascimentos. Assim como os países desenvolvidos, percebe-se um envelhecimento de boa parte da população comprovado por tais taxas. Além disso, possui baixa taxa de analfabetismo, 3,6%, fruto de grande investimento e incentivo à educação, e possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 0,783. (LISBOA et al 2010)

Etnicamente, sua população é formada a partir da mistura de espanhóis e africanos, apresentando 65,06% de brancos; 22,86%, mulatos; 9,08%, negros; 2% de asiáticos. (LISBOA et al 2010)

Cuba é a única nação da América que adota o regime socialista e sua Constituição está em vigor desde 1976, tendo como forma de governo o Regime de partido único, sendo este o Partido Comunista Cubano (PCC), e um órgão supremo, a Assembleia Nacional do Poder Popular, que conta com membros eleitos diretamente para mandatos de 5 anos. Com uma divisão administrativa de 14 províncias divididas em municipalidades, o mesmo tem como presidente Raul Castro, no entanto, desde 1959 foi dirigido pelo ditador Fidel Castro. (MORAES, 2011)

O Sistema de Saúde Cubano antes da Revolução de 1959 era crítica, uma vez que existiam na ilha cerca de 6000 médicos (sendo que só havia uma escola de medicina no país), quase todos dedicados ao exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com