TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalhador brasileiro do século XXI: cidadão ou escravo?

Por:   •  15/5/2015  •  Artigo  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

O trabalhador brasileiro do século XXI: cidadão ou escravo?

Jaine Oliveira Silva Santos*

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma trajetória histórica do escravismo no Brasil, de forma a apresentar os diversos tipos de escravidão e que ainda existe trabalho escravo no mundo atual. Porém uma escravidão menos visível e intolerante. Tendo como método empírico a leitura de obras de autores que se referem ao tema e visualizar documentários à respeito do tema. Chegando a conclusão de que o trabalhador brasileiro do século XXI é um escravo. Escravo alienado e dominado pelo sistema vigente, que transforma o indivíduo em mero objeto de uso.

Palavras-chave: Trajetória Histórica. Escravidão. Trabalhador.

Abstract

The purpose of this paper is to present a historical trajectory of slavery in Brazil in order to present the various types of slavery and slave labor still exists in the world today. But a less visible and intolerant slavery. As an empirical method to read works by authors that refer to the topic and view documentaries on the subject. Reaching the conclusion that the Brazilian worker of the XXI century is a slave. Alienated and dominated by the slave current system, which transforms the individual into a mere object of use.

Keywords: Historical Trajectory. Slavery. Worker.

______________________

* Graduando na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, Arapiraca. Departamento de História, noturno.

INTRODUÇÃO

Há tempos foi abolida a escravidão, a escravidão que era visível aos olhos, a escravidão em que o escravo sabia que era escravo, sabia que era inferior ao seu senhor. Assim, surge uma nova sociedade, uma sociedade que busca a modernização e que preza o desenvolvimento e, principalmente os direitos dos cidadãos enquanto cidadãos. Mas será que os cidadãos, em pleno século XXI, são mesmo tratados como cidadãos?

Para aprofundar-se nestas questões de escravidão moderna, este trabalho faz uma análise da real situação dos indivíduos na sociedade brasileira em era contemporânea, percebendo as condições de trabalho e direitos que lhes são ofertados. Identificando a trajetória dos trabalhadores brasileiros no século XXI, enfatizando suas perdas e conquistas, destacando ainda os direitos conquistados pelos trabalhadores observando como isto funciona na prática. A escravidão que se mascara por trás das práticas trabalhistas ocorre devido ao modelo de sistema atuante neste século, pois em seu mercado de trabalho é sempre visado o lucro, sendo um sistema perverso que coisifica o ser humano e transforma-o em um mero objeto. Vive-se em uma sociedade em que “Tudo se compra, tudo se vende”. Sempre fazendo uma ligação com o passado, comparando os tipos de escravidão em outros séculos e a diferença com a escravidão atual.

É necessário investigar este tema porque quando se fala em escravidão imagina-se algo passado, porém ela persiste até os dias de hoje, mesmo que em lei ela tenha sido abolida há quase 130 anos e se exalte a universalidade dos direitos humanos, em alguns lugares não é posto em prática. Existem milhares de pessoas que trabalham sem condições nenhuma, vivem em condições desumanas. Desta forma, este trabalho é de grande relevância para o esclarecimento de situações desumanas que acontecem e continuarão acontecendo caso os trabalhadores não consigam conquistar sua posição de sujeito da própria história. Para isso, é feito neste trabalho, uma exposição histórica do trabalho escravo no Brasil, do início de sua trajetória até os dias de hoje.

Para a realização deste trabalho foi necessário, como elemento principal, várias leituras de textos de estudiosos que enfatizam em suas obras a trajetória histórica escravista no Brasil, de forma a compreender quais as condições que se encontravam os escravos até as de trabalho que os indivíduos enfrentam diariamente no período atual. Sendo realizadas algumas entrevistas com patrões e trabalhadores para compreender a relação entre ambos. Contribuindo também, as visualizações de documentários de trabalhadores canavieiros encontradas na internet.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ESCRAVISMO NO BRASIL

No Brasil, é notável que a escravidão foi inserida deste o seu descobrimento. Passou por várias fases até que foi “abolida”. Abolida apenas no sentido formal do termo, pois ainda persiste até os dias atuais em várias sociedades do mundo. Porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com