TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PANORAMA DA SAÚDE DO TRABALHADOR BRASILEIRO

Trabalho Escolar: O PANORAMA DA SAÚDE DO TRABALHADOR BRASILEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  3.373 Palavras (14 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

CURSO DE ENFERMAGEM

O PANORAMA DA SAÚDE DO TRABALHADOR BRASILEIRO.

TABOÃO DA SERRA

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

CURSO DE ENFERMAGEM

Andreza Soares Carla Vinieri

Cristiane dos Santos Daniele barbosa

Leandro do Prado Maurício Alex

Rosana Aguiar Rosilene Vilela

Simone Teles Shirley Soares

O PANORAMA DA SAÚDE DO TRABALHADOR BRASILEIRO.

TABOÃO DA SERRA

2014

RESUMO

A importância de saber sobre as condições de trabalho do trabalhador brasileiro é fundamental para uma boa execução da função de cada um. Principalmente quando se trata do profissional da área da saúde, onde para que ele possa cuidar bem de outras pessoas não pode esquecer-se do seu próprio bem estar físico e mental. 2014,17 paginas. Faculdade Anhanguera Taboão da Serra. Utilizado google acadêmico e fontes como goolgle docs, bireme uririo. Nesta pesquisao leitor/estudante ou mesmo profissionais da área da saúde estarão sendo mais informados sobre a importância de se conhecer qual a importância de cuidar do seu bem estar para poder prestar um cuidado com qualidade.

INTRODUÇÃO

O trabalho em saúde é fundamental para a vida humana. Entende-se trabalho como uma ação transformadora, e na área da saúde especifica-se pela identidade de natureza entre os sujeitos que recebem a assistência e os cuidadores, além da dissociabilidade entre o processo de produção e o produto do trabalho. O processo do trabalho de enfermagem é parte do processo de trabalho em saúde e requer estudos, ações e formulação de estratégias com vistas à realização de cuidados seguros e à valorização profissional.

As condições de trabalho da equipe de enfermagem, principalmente nos hospitais, têm sido consideradas impróprias no que concerne às especificidades do ambiente gerador de riscos à saúde. A remuneração inadequada, a acumulação de escalas de serviço, o aumento da jornada de trabalho, as características tensiógenas dos serviços de saúde (tanto pela natureza do cuidado prestado às pessoas em situações de risco quanto pela divisão social do trabalho), a hierarquia presente na equipe de saúde e o desprestígio social, entre outros fatores, associam-se às condições de trabalho da equipe de enfermagem e refletem-se na qualidade da assistência prestada ao usuário e no sofrimento psíquico dos profissionais. Esse conjunto de problemas tem levado diversos profissionais ao abandono da profissão, tendo como consequência a diminuição do quantitativo de profissionais no mercado de trabalho.

OBJETIVO

Identificar as evidências disponíveis na literatura sobre as condições e a jornada de trabalho impactando na saúde dos trabalhadores de enfermagem.

MÉTODO

Para a realização desse estudo utilizou-se a revisão integrativa, que se caracteriza por resgatar e sumarizar pesquisas anteriores, permitindo conclusões que articulam os resultados obtidos em diferentes estudos. A revisão seguiu as seguintes etapas: seleção do tema e das palavras-chave; definição das bases de dados para busca; estabelecimento dos critérios para seleção da amostra; identificação do panorama geral do resultado da busca; adaptação do formulário para registro dos dados; análise; interpretação dos resultados.

SAÚDE DO TRABALHADOR

Com a abordagem dos problemas comportamentais da organização com base nas necessidades do trabalhador e no novo contexto organizacional. Analisam as relações homem X trabalho quanto às condições de vida no trabalho e expectativas dos trabalhadores, desde as primeiras manifestações ocorridas no século XVII até as modernas teorias comportamentais. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

Pretende-se traçar um panorama da área de Saúde do Trabalhador nos últimos dez anos, no Brasil. Com base nos depoimentos nos valemos da experiência acumulada de grande parte dos atores institucionais que têm vivido nesta área específica da saúde do trabalhador, desde a sua incorporação às práticas cotidianas do Sistema único de Saúde (SUS). Observam-se os diversos tempos de evolução da área, passando pela sua construção e institucionalização no referido sistema, os avanços alcançados, os desafios hoje estabelecidos e, finalmente, a possibilidade de construção de um modelo estratégico para a área Busca entender a política de saúde do trabalhador no Brasil.

Desenvolvida no período de 1980 a 1993, a partir da compreensão que a legislação é uma forma de expressão da referida política. Aborda proposições teórico-conceituais de política e direito relativas à saúde do trabalhador, identificando diferentes análises da política de saúde do trabalhador e assume a vertente de analisá-la segundo a legislação existente. Analisa o processo da assembleia nacional constituinte, ocorrido nos anos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com