TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Por:   •  7/6/2015  •  Exam  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

O trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) conecta os Estados do Maranhão e do Pará, passando por 25 localidade, entre povoados e municípios. Transporta cerca de 1.300 passageiros por dia.

Encontra-se em funcionamento desde de 1986, tendo por Controladora a Vale. O trem parte da Estação Ferroviária do Anjo da Guarda, em São Luis do Maranhão, com destino a Parauapeba, no sudeste do Pará, às segundas, quintas e sábados, às 8h. Às terças, sextas e domingos realiza o percurso de volta. Não há viagem na quarta feira.

Para muitos moradores o trem de passageiros é o único meio de transporte disponível na época das chuvas, que vai de junho a agosto, quando muitas estradas ficam inacessíveis para carros e ônibus

A ferrovia tem 892 quilômetros de extensão, ligando a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Por seus trilhos, são transportados 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano. Circulam cerca de 35 composições simultaneamente, entre os quais um dos maiores trens de carga em operação regular do mundo, com 330 vagões e 3,3 quilômetros de extensão.

A Estrada de Ferro Carajás (EFC), no Pará, foi considerada a ferrovia mais eficiente do Brasil em 2013, segundo levantamento feito pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O título foi resultado de uma pesquisa com 100 grandes empresas que avaliaram qual era a ferrovia mais eficiente do país.

Um dos motivos da boa avaliação é a dedicação da ferrovia para o transporte de minério de ferro, o que lhe garante mais confiabilidade. Outro quesito também avaliado pela pesquisa foi o índice de toneladas transportadas por quilômetro útil (TKU). Nessa categoria, a EFC apresentou uma produtividade de 103 bilhões de TKUs. Além disso, a ferrovia registrou apenas quatro acidentes por milhão de quilômetros, um dos índices mais baixos do país, perdendo apenas para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), também da Vale. Na classificação geral, a EFC obteve 6,8 pontos, numa escala de 0 a 10.

Ocorre que, estamos em meados de julho e recebemos um comunicado que em um dos trechos da Estrada de Ferro Carajás (EFC), numa área próxima ao Porto de Itaqui, local de difícil acesso e totalmente carente de recursos. um pedaço de trilho defeituoso necessita ser substituído imediatamente, por conta disso o tráfego ferroviário nesta região será interrompido por longo período, o problema é grave, e foi noticiado nos jornais de grande circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com