TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE USINAGEM DE RODEIROS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS

Por:   •  12/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

COORDENAÇÃO ACADÊMICA DE ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE USINAGEM DE RODEIROS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS

SÃO LUÍS

2016


 ANNYELE DE CÁSSIA CARDOZO MARQUES[pic 2]

LEANDRO GARROS MORAIS

MANALVES MORAES SOUSA

GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE USINAGEM DE RODEIROS NA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Faculdade Pitágoras
Orientador: Fábio Junior dos Reis


SÃO LUÍS

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

        1.1 PROBLEMA        3

2.        OBJETIVOS        4

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        4

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        4

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5.        METODOLOGIA        7

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

7.        REFERÊNCIAS        11

APÊNDICE        12

ANEXO        13

        


  1. INTRODUÇÃO

A fabricação dos rodeiros é feita através de aço fundido ou forjado. Existem vários alguns tipos de rodas para transporte ferroviário no país que são recomendadas pela Associação de Ferrovias Americanas (AAR), seguindo as especificações M-107 e M-208, que definem composição química, tratamento térmico, tipos de dureza, homologação e inspeção diante do fornecedor.

O transporte em via permanente requer diversos cuidados e procedimentos a serem efetuados, pois, reduzem custos em relação ao transporte, mas quando feito da maneira correta. Tem quer ser verificado a estabilidade dinâmica, observando o contato da roda com o trilho.

O processo de gestão da qualidade nos rodeiros é de fundamental importância para o transporte ferroviário do Brasil, pois, é através da manutenção que se estabelece critérios próprios de segurança, tanto no transporte de passageiros, quanto no transporte de cargas, verificando os riscos que podem ser ocasionados se não ocorrer uma manutenção correta do equipamento.

Nesse processo foi estabelecido a qualidade e segurança como fatores primordiais, desde a fabricação até a manutenção segue-se um cronograma oferecido pela empresa responsável. Através de inspeções rotineiras verifica-se o estado dos rodeiros, afim de dizer se ele está apto para circular.

Aprimorar a manutenção e avaliar o desgaste do material e as propriedades mecânicas são importantes para evitar maiores incidentes, tais como: descarrilamento e desgaste do friso. Diversos testes são efetuados para verificar o nível do desgaste e a melhor solução para o reparo, são esses testes que vão verificar diversos tipos de critérios para evitar desgaste excessivo das rodas.

  1.  PROBLEMA

A análise da estrutura geral da fabricação e manutenção de rodeiros está relacionado ao bom desempenho e a excelente conformidade em que os rodeiros atuam, verificando os possíveis erros e achando possíveis soluções diretas para a correção de qualquer eventual problema. As falhas na manutenção podem ocasionar grandes problemas, sem contar no impacto negativo diante da sociedade.

  • Como evitar o alto número de ocorrências ferroviárias através do processo de usinagem?        
  • Como aumentar a confiabilidade e disponibilidade de vagões da EFC através do processo de usinagem?


  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Identificar a quantidade de ocorrências, afim de analisar os riscos e avaliar possíveis estratégias para a melhoria do mesmo. Deve-se compreender os fatores que ocasionam determinado problema e assim elaborar um plano emergencial de recuperação.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Estabelecer padrões relacionados à qualidade no processo de usinagem, visando apontar e identificar possíveis falhas no sistema de rodeiros, afim de garantir uma abordagem complexa nos padrões requeridos pela empresa.
  • Compreender a importância de manter a qualidade nos processos, estabelecendo metas a serem cumpridas no decorrer do cronograma.
  • Garantir a satisfação do cliente, através de pesquisas e abordagens sobre a qualidade do produto final.


  1. JUSTIFICATIVA

O processo de manutenção de rodeiros está relacionado à melhoria do mesmo, afim de recuperar as peças com eventuais defeitos abrangendo fatores logísticos que integram o sistema ferroviário do país, analisando os custos de manutenção com usinagem e esmerilhamento dos trilhos, utilizando o melhor perfil de rodas para obter ganhos, estabilidade, segurança e redução de fadiga.

Nesse sistema visa-se garantir a confiabilidade dos rodantes, para evitar um desgaste excessivo e um dano maior, aumentado a vida útil dos componentes que integram o rodeiro ao longo da malha ferroviária, além da segurança que é fator fundamental no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com