TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRIMEIROS ABITANTES DE MOÇAMBIQUE

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 7

  1. ÍNDICE

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        OS  PRIMEIROS ABITANTES DE MOÇAMBIQUE        3

1.1        ACTIVIDADE AGRÍCOLA        3

3.        OS PRIMEIROS ESTADOS        4

3.1        O ESTADO DO ZIMBABWE        4

3.2        O IMPERIO DE MWENEMUTAPA        4

3.3        IMPERIO MARAVE        5

3.3.1        Os Prazos        5

3.4        OS ESTADOS DE AJAUA        6

3.5        O ESTADO DE GAZA        6

4.        CONCLUSÃO        7

5.        BIBLIOGRAFIA        8

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema sociedades agrícolas e os primeiros estados de Moçambique.

A agricultura era a base fundamental da economia, constituída principalmente de Mapira e de Mexoeira e essa actividade económica era acompanhada pela criação do gado bovino, a recolecção constituía um contributo indispensável a dieta alimentar.

A caça e a pesca, actividade masculina por excelência, eram praticadas com regularidade e desempenhava um papel importante na obtenção de proteína de origem animal.

Os Estados do Marave, o Império de Mwenemutapa, do Zimbabwe, o de Ajaua e o de Gaza foram primeiros Estados de Moçambique.

  1. OS PRIMEIROS ABITANTES DE MOÇAMBIQUE

 Os primeiros Habitantes de Moçambique foram provavelmente os Khoisan, que era caçadores e recolectores. Acerca de 10,000,00 anos a costa de Moçambique já tinha o perfil aproximado do que apresenta hoje em dia. Costa baixa, costa por planície, do Aluvião e parcialmente separada do oceano Indico por um cordão de dunas. Esta configuração confere a região uma grande fertilidade ostentando ainda hoje grande estacão da savana, avia por tanto condições para a fixação de povos Caçadores Recolecções e ate Agricultores.

Nos séculos I a IV a região começou a ser invadida pelos Bantos que eram Agricultores e já conheciam a Metalurgia do Ferro. A base da economia dos bantos era agricultura, principalmente dos cereais locais, como Mapira, Sergo e a Mexoeira, tecelagem e a Metalurgia encontrava-se também desenvolvidas, mas naquela época a manufactura destinava-se a suprir as necessidades familiar e o comércio era efectuado por troca directa. Por essa razão a estrutura social era bastante simples baseada na família alargada, linhagem a qual era reconhecido um chefe, os nomes destas linhagens nas línguas locais são: entre outro em Macua ou em Cheuwa. em ciyao , Chitsonga e Ndangw.

  1. ACTIVIDADE AGRÍCOLA

A base fundamental da economia consistia na agricultura de serias principalmente de Mapira e de Mexo era em algumas regiões no sul do rio Zambeze, essa actividade económica era acompanhada pela criação do gado bovino. tonto a norte como ao Sul daquele rio a recolecção constituía um contributo indispensável  a dieta alimentar.

A caça e a pesca, actividade masculina por excelência, eram praticadas com regularidade e desempenhava um papel importante na obtenção de proteína de origem animal.

Os excedentes agrícolas, quando existiam e as produções artesanais, ou Marfim, as Peles em Minérios eram trocados entre as diferentes unidades de produção, quer a nível local quer em mercado distante.

Agricultura determinava a relação de trabalho permanente, a nível da comunidade aldeias, as unidades de produção constituam-se um grupo de parentes, definidos por via paterna a sul do Zambeze e por via materna a norte.

A linhagem um grupo de parentes com essas características quer dizer um grupo de parentes e descende de um antepassado comum através de uma filiação materna ou de uma filiação paterna a casa e a pesca, praticadas individualmente ou em grupo não figuravam a relação de produção tão durável como agricultura.

A divisão técnica e sócia de trabalho fazia-se na base do sexo. a maioria dos agricultores (Mulheres) era formada por pessoas livres que produziam por família alargada mais tarde foram utilizados escravos domestico na produção agrícolas como produtoras, as mulheres tinham uma certa autoridade e controlo sobre os celeiros, mas estavam excluídas de bens mais valiosos e duradouros como o gado.      

  1. OS PRIMEIROS ESTADOS

  1. O ESTADO DO ZIMBABWE

Embora os povos que falavam a língua Chishona ainda hoje a principal língua do Zimbabwe com cerca de sete milhões falantes, em vários dialectos tenha instalados na região cerca do ano 50. O primeiro estado do Zimbabwe, existiu aproximadamente entre 1250 e 1240 a aproximadamente na região do actual republica do Zimbabwe.

O seu nome deriva dos Amuralhados de pedra que aristocracia fazia construir a volta das suas habitações e que se chamavam Madzimbabwe.

Cerca de 1.450 o grande Zimbabwe foi abandonado, não se conhecendo as razões deste abandono mas pela mesma altura verificou-se uma grande invasão de povos também de língua chishona que deu origem no império dos Mwenemutapa, estas invasões submeteram os povos de uma região que se estendeu até ao Oceano Indico, desde o rio Zambeze ate actual cidade de Inhambane, pelo que não é claro abandono do grande Zimbabwe.      

  1. O IMPERIO DE MWENEMUTAPA

A invasão e a conquista do norte do planalto Zimbabweano pelas tropas de Mutota em 1440 a 1450, deu origem a um novo estado dominado pela dinastia dos Mwenemutapas.

O império do Mwenemutapa tinha estendido o seu domínio a uma região limitada pelo rio Zambeze, a norte do oceano Indico a leste do rio Limpopo a sul e chegando a sua influência que ao deserto de Kalahari a Sul do este, porem, esta ultima região poderia estar sobre alcance de outros estados. Como os reinos de Banto a venda que teriam estabelecido com os Mwenemutapas relações de boa vizinhança para além desta ser uma região fértil e não estar afectada pala mosca Tsé-tsé, permitindo a criação de gado, o que contribuiu para a estabilidade e crescimento das populações, as minas de Ouro estavam principalmente localizadas no interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com