TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MO MUNDO VUCA E A EXPECTATIVA DO CONSUMIDOR

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Angélica Prete

Matrícula: 21610599

O MUNDO VUCA E A EXPECTATIVA DO CONSUMIDOR

Mundo VUCA! Conceito caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo multilateral. O mercado, empresas e clientes, vive rodeado por essas características. Em sua grande maioria não sabem lidar com as frustações e, por ter uma visão “míope”, são direcionados ao caos, seja ele social, econômico ou cultural.

Nesse sistema, pensando na expetativa do consumidor, é notório que poucas empresas gastam energia para tentar resolver esta “brecha”. O consumidor está cada vez mais exigente, cobrando inovações, soluções que facilitem sua vida e, principalmente, que as empresas ofereçam este produto com um baixo custo.

As empresas são obrigadas a se antecipar aos possíveis “problemas”, levando em consideração as tendências que o mundo aponta. Mas como agradar meu consumidor se a mudança é quase instantânea? A volatilidade, pensando nos hábitos do consumidor ou da rapidez com que a tecnologia chega até eles, pode ser usado tanto como uma ameaça como para uma – excelente, oportunidade! As incertezas, oriundas da volatilidade, faz com que as empresas demorem a tomar certos tipos de decisões estratégicas! A complexidade, terceira característica do mundo VUCA, gera confusão generalizada no mercado, levando ao questionamento se há ligação entre a causa e o efeito! A ambiguidade, que nossos consumidores tanto tomam posse, faz com que os estudos e estatísticas realizadas pelas empresas para um determinado público, caia por terra!

Este mundo VUCA é o reflexo de uma sociedade mais antenada, mais conectada, mais rápida e com conhecimento fácil e rápido na palma da mão! Cabe às empresas se anteciparem e oferecerem soluções baseadas nas tendências tecnológicas. Cabe às empresas exercerem a empatia e encontrar no consumidor uma ajuda para desenvolver seus negócios! Cabe às empresas utilizar como estratégia a economia colaborativa e assim, ganhar força e confiança com seus consumidores! Cabe às empresas olhar para “fora”. Cabe às empresas se adaptarem ao mundo VUCA!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com