TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  13/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

 Aluno: Jefferson Guimrães de Souza

Matrícula: 14116090027

Curso: História

Polo: Resende/Rj                                          

                                                     Cotas, apenas equidade?

O sistema de cotas ajudou e ajuda muitas pessoas que não teriam acesso à universidade, se não fosse pelo sistema de cota. Trazendo mais democratização na educação brasileira, e junto veio várias discussão sobre o tema, onde abordarei alguns neste texto.

“Em 1997, apenas 2,2% de pardos e 1,8% de negros, entre 18 e 24 anos cursavam ou tinham concluído um curso de graduação no Brasil” (Igor carvalho, revista fórum). Podemos ver que o acesso à educação superior para negros era muito baixo, porém em 2011 este número aumentou para 19,8%, mas ainda longe do ideal, porém é u avanço para a democratização da educação.

As cotas não atingem apenas negros. A distribuição se dá, da seguinte forma: “As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística” (IBGE).

Um dos problemas para o sistema de cotas é que por ser auto declaração, pode haver pessoas que não precisam do programa, ingressando por este meio. Um outro problema é o preconceito que os alunos de ações-afirmativa sofrem dentro de sala, podendo ser pelo professor, e por outros alunos.

Um fator que gerou muita polêmica no começo do programa foi que o nível da universidade cairia com a entrada de cotistas, porém um estudo feito pela Tereza Olinda Caminha Bezerra e Cláudio Gurgel, respectivamente da uff, mostrou que os alunos são considerados espetaculares. A média de notas dos cotistas durante o curso é baixa, sendo as vezes maior que os não cotistas. E demostrou que a evasão dos alunos cotistas são menores do que os não cotistas.

Com este texto podemos concluir que ainda existe muito preconceito e mitos a alunos cotistas. E a existência de universidades que não aderem ao sistema de cotas por dizerem que “resolve a equidade. Mas e a eficiência? “ (Narcio Filho, Unicamp). Conseguimos mostrar que a eficiência é quase a mesma e as veze superior aos não cotistas. Mas tudo é um processo, e com o passar do tempo será possível viver em um país mais democrático e igualitário.

Bibliografia:

http://www.revistaforum.com.br/digital/138/sistema-de-cotas-completa-dez-anos-nas-universidades-brasileiras/

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35549

http://www.unicamp.br/unicamp/clipping/2013/05/17/cotas-eficiencia-ou-equidade

http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com