TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Fundamentos da Educação - 2º Semestre 2018

Prof. André Barioni

______________________________________________________________________

Turma DGMUS1801PETAOS (C1)

Bruno Amaral Carvalho (RA 8050116)

Portfólio 1 apresentado para a disciplina Fundamentos da educação, sob orientação do professor tutor André Barioni.[pic 1]

PELOTAS

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA


  1. O Mito Escolhido

- Aquiles

  1. Um Pouco da História do Mito

Na mitologia grega, Aquiles foi um dos mais famosos heróis da Grécia devido a sua bravura e força. Aquiles era filho do Rei Peleu e da Deusa Tetis, e conta a mitologia Grega que ele foi banhado no rio Estiges logo que nasceu, tornando todo o seu corpo invulnerável, exceto seu calcanhar por onde sua mãe o segurou na hora de banha-lo, deixando assim seu calcanhar vulnerável. Aquiles foi considerado o melhor dos soldados e lutou na Guerra de troia, onde foi morto por Páris, que conhecia o seu segredo, devido a uma flecha envenenada que atingiu o seu calcanhar, onde deu origem a expressão “Calcanhar de Áquiles” para designar o ponto fraco de alguém.

  1. Relação Existente Entre o Mito e o Processo de Formação Proposto Pela Educação Homérica

Na educação do período homérico, o conceitual fundamental era o Aretê, que é uma palavra de origem grega que expressa o conceito de virtude e excelência, ligado ao cumprimento do propósito ou da função que o indivíduo se destina. A educação homérica era composta por um conjunto de habilidades, conhecimentos, valores e princípios que tinham como objetivo preparar os jovens para a sua vida adulta.

Aquiles era visto como o perfeito cavalheiro homérico, belo, nobre, puro, e famoso por sua força, coragem e bravura, ele era considerado como semelhante a um Deus, devido a sua capacidade de luta, mas também por suas atitudes e habilidades.

 A educação homérica formava o lado objetivo e subjetivo do homem, e possuía como conceito fundamental a virtude, podendo assim ser associada com as qualidades que Aquiles apresentava, pois este era visto como um modelo a ser seguido tendo em vista a excelência do herói.


  1. Referências


CORRÊA, Rubens Arantes; KRASTANOV, Stefan Vasilev. Fundamentos Históricos e filosóficos da Educação. Centro Universitário Claretiano. Batatais/SP. ago, 2013.

MURARI, Juliana Cristhina et al. Objetivos e Características da Educação Homérica: Uma reflexão sobre o conceito de Areté. In: ANAIS do IX Congresso Nacional de Educação–EDUCERE/III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia– 26 a. Vol. 29, 2009.

MEDIUM, Educação Grega: Educação Homérica. Disponível em: . Acesso em: 21 set, 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com