TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

1 - O mito: A Odisséia.

2 - Resumo do mito:

Odisseu ou Ulisses um herói da guerra de Tróia, foi criado por Homero, o que nós conhecemos por Odisséia. Rei de Ítaca, casado com Penélope, com que teve um filho, mas logo partiu para lutar ao lado dos nobres em Tróia, foi um dos elementos mais atuantes no cerco de Tróia, destacando por sua prudência e astúcia. Após a derrota dos troianos, Odisseu inicia-se a volta para seu reino em Ítaca, onde sua esposa o esperava.

A guerra dura dez anos e seu regresso dezessete anos, sua esposa, que acreditava na volta do seu rei e marido, estava sendo pressionada por um grupo de pessoas que queria tomar o poder. Esse grupo dizia que Odisseu estava morto e que ela deveria se casar com um dos pretendentes ao cargo de rei. Com tamanha pressão, Telêmaco sai à procura do pai com alguns companheiros. Durante o seu regresso Odisseu chega à ilha de Calypso, onde fica preso por muito tempo em razão dos seus encantos e promessas que uma região cheia de mulheres promove aos marinheiros. Zeus ordenou a Calipso que deixasse Odisseu retornar. Numa humilde jangada, enfrentando as tempestades provocadas pela ira de Posídon, ele chegou quase morto à ilha de Esquéria onde foram recebidos com grande hospitalidade e com a promessa de que ajudariam a voltar pra casa.

Ao pisar em Ítaca, Atenas disfarçou Odisseu como um mendigo, para que os pretendentes de sua esposa não pudessem reconhecê-lo e descobrir como estão as coisas em sua casa. Com ajuda de Atena, Telêmaco, Eumeu (um de seus escravos), decidem que os pretendentes devem morrer. São mortos em uma disputa de arco e Odisseu se identifica para Penélope.

Por sua destreza, astúcia, esperteza, inteligência e habilidade, tanto na guerra quanto no governo, devolve à calma e a prosperidade a Ítaca.

3 – Uma explicação sobre a relação existente entre o mito e o processo de formação proposto pela educação homérica.

Os gregos criaram o modelo de educação em que o povo tem consciência de sua liberdade e faz uso dela. Foi elaborado um conceito de liberdade dentro do estado, eles criaram a ideia de que a educação deve ser dirigida para a vida em sociedade, criaram desse modo o conceito de cidadania. Com essa valorização do indivíduo as diversas personalidades tiveram a chance de se desenvolverem, fazendo com que os jovens se inclinassem a interesses diversos dependendo de sua preferência. Nesta época a educação não possuía nenhuma instituição específica, era voltada, sobretudo para a prática de atividades físicas.

Homero deu ao povo grego, juntamente com a paidéia, a língua, as artes e a fé religiosa nos seus deuses olímpicos. A Ilíada e a Odisseia são textos da paidéia grega. Desse modo, através de seus poemas criou um ideal de homem, de ação e comportamento heroico, de superação e da realização do herói. Era preferível uma morte heroica a uma existência pacífica.

A educação era inspirada nesses mitos, e implicava na formação subjetiva dos indivíduos, na disputa e na concorrência, que acreditavam ser um caminho melhor para o desenvolvimento e que por sua vez davam privilégios ao Estado.

Assim, o modelo criado foi o usado para educar milhares de gregos ao longo dos séculos e até hoje os heróis presentes nos mitos são buscados quando se precisa de um exemplo de homem completo, verdadeiro, possuidor de todas as qualidades que compõe o homem perfeito, ideal.

Referências Bibliográficas:

CÔRREA, R.A.: KRATANOV, S. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais, SP: Claretiano, 2013.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paideia. Acesso em: abr. 2018.

http://algomaior.com.br/educacao-homerica/. Acesso em: abr. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com