TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Ariele Ribeiro dos Santos Bernabé

8123434

História, Licenciatura

 ATIVIDADE CICLO 3

                                                                   Avaliação desenvolvida na disciplina

 Fundamentos da Educação sob a orientação da

 Professor/ Tutor à distância/: Elza Silva Cardoso Soffiatti

Professor Responsável: Maria Cecilia de Oliveira Adaoão

Ji-Paraná

2020

As TICs são as Tecnologias da Informação e Comunicação, elas dizem respeito a formas tecnológicas distintas de comunicar e informar por meio das funções de hardware, software e telecomunicações. São utilizadas em diversos segmentos, assim também como no ensino e aprendizagem.

 O professor deve compreender o processo de inovações produzidas com a atualização e desenvolvimento da tecnologia, da informação e comunicação para sua prática de ensino, vale ressaltar que grande parte desses educadores ainda fora dessa nova realidade, podemos dizer que: "Estes equipamentos não irão substituir o professor, mas sim um professor com esquema tradicional, pelo menos em escolas com maior poder aquisitivo, certamente estará com os dias contados. (ROCHA, 1996, p. 52).

 As TICs têm contribuído porque os alunos podem estudar fatos históricos acessando muitas informações em diferentes sites que lidam com o mesmo conteúdo, além do texto, os alunos também podem assistir vídeo, acessar imagens históricas e aprofundar o tema. Isso irá garantir possibilidade de os alunos aprenderem com o passado por meio da tecnologia e conecte o passado com o presente, promovendo assim, reflexões com os professores, a informação se espalha rapidamente e é atualizada constantemente, por inúmeros jornais que relatam os mesmos fatos, Revistas e sites que apresentam diferentes perspectivas.

É importante ressaltar a inserção da tecnologia no ensino de história, oferecendo aos alunos oportunidades de conhecimento apropriado e os valores necessários para uma compreensão crítica do passado e do presente.

Trabalhando com dispositivos tecnológicos, os computadores são ferramentas pedagógicas facilitando a aprendizagem, o computador pode ser usado criativamente, ampliando o conhecimento dos alunos por meio de pesquisas em sites, visitas a museus e arquivos históricos. Essas possibilidades estão mudando o ensino explicativo de História em atividades dinâmicas e criativas, pois a internet permite que temos contato com outra pessoa virtualmente e assim, capaz de trocar experiências, construir e reconstruir conceitos coletivamente.

Sendo a escola uma instituição formadora da sociedade, não pode ficar alheia à incorporação das tecnologias aos processos educacionais, tornando-se necessário que o professor utilize esses recursos na condição de sujeito ativo, protagonista da ação, de modo que possa analisar a efetividade das contribuições desse suporte para a criação de experiências educativas significativas e relevantes para os aprendizes (ALMEIDA, 1985).

Referências:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fecilcam_hist_artigo_orlando_marcelo_nalin_busignani.pdf   acesso dia 27-10-2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com