TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os caras pintadas

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa:

“Os Caras Pintadas”

Colégio Americano Batista

Aluno: Arthur Vinícius Bezerra

Serie: 1º ano

Data da entrega: 28/11/2017 (quarta-feira)

Disciplina(s): Filosofia, sociologia e história

Professor (a): Renato Lemos

Recife/Novembro\2018                       

Sumário

 

Introdução                                                                03

“Os Caras pintadas”                                               04

Fernando Collor- 1992 – A manifestação                                                   04

Sociedade início da década de 90.                                                             04

Introdução

Período: Década de 90, época considerada perdida para o Brasil, no contesto econômico e social. Por ter tido péssimos governos, além de vim acarretando vários problemas internos e externos.

Os anos 90 se iniciam com um grande ocorrido: o Fim da União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS), atual Rússia, esse marco foi importante, pois diminuiu o medo do comunismo no lado ocidental.

No Brasil que tinha acabado de sair de um regime militar anticomunista e estava passando por um processo de redemocratização, mas tendo sua primeira eleição pós ditadura indireta, vêm então na segunda eleição o voto direto com a participação do povo.

03

“Os Caras Pintadas”

Fernando Collor- 1992 – A manifestação

Em 1990, 1° eleição direta, pós Ditadura militar, sobe ao cargo Fernando Collor, com sua propaganda de modernizar o Brasil, por ser jovem, além do temor do comunismo na época, que seu adversário se aproximava no 2° turno, além da rede O Globo ajudar em suas propagandas eleitorais.

Fernando Collor ( Caçador de Marajás ) , não cumpre o que prometeu, a inflação não diminuiu, aumentou o desemprego, além de estar incluído em corrupção, as coisas se agravam quando seu irmão Pedro Collor, da uma informação à revista Veja, que aborda o F.C em meio a corrupção. Com isso o então presidente tenta dar a volta por cima criando um movimento chamado os "caras pintadas", que seria em favor a ele.

Este foi um movimento ocorrido em 1992, uma grande manifestação na época, apoiando o impeachment de Fernando Collor, a qual pediu que as pessoas se pintassem suas caras das cores da bandeira do Brasil, porém ocorreu uma grande mobilização social, e no dia ocorreu de, ao invés de irem com a "cara pintada", saíram com a cor do luto em seus rostos, em homenagem ao Brasil, esta grande mobilização ajudou os movimentos contra F.C

Esse movimento influenciou bastante na época, pois só aumentou a indignação das pessoas, e algum tempo depois F.C sofreu o impeachment, apesar de ter renunciado momentos antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com