TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLATÃO: A ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA, INSTRUMENTO DA SALVAÇÃO DAS ALMAS

Por:   •  13/1/2017  •  Dissertação  •  11.466 Palavras (46 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 46

PLATÃO: A ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA, INSTRUMENTO DA SALVAÇÃO DAS ALMAS

  Henri Denis

1 - A CRISE SOCIAL E INTELECTUAL EM ATENAS NO SÉCULO IV A.C.

        O Estado Ateniense foi constituído pela reunião de quatro tribos que viviam no território da Ática. A organização antiga na base do clã e da tribo desapareceu pouco a pouco, ao mesmo tempo que se desenvolviam  a propriedade individual do solo, o comércio, o uso da moeda.

        Na primeira época do Estado Ateniense, os cidadãos dividem-se em três classes: eupátridas ou nobres, geomores ou agricultores, demiurgos ou artesãos. O poder político pertence aos nobres, que descendes dos antigos chefes de clãs. É entre os nobres que são recrutados os arcontes, que dirigem a cidade (aliás, esta é muito pequena, compreendendo apenas algumas centenas de milhares de pessoas). Os nobres chamam a si uma grande parte das melhores terras e os simples camponeses empobrecem. Endividam-se e, incapazes de pagar, podem ser reduzidos à escravatura.

        Desenvolve-se uma  luta entre eles e a classe dos nobres. A revolta dos camponeses pobres leva no século VI à anulação das dívidas por Sólon (arconte no final desse século).

        Em 594, Sólon dá uma nova constituição ao Estado. A cidade é dirigida por um conselho  de 400 membros. Os cidadãos  são doravante divididos em quatro classes segundo a importância do rendimento que tiram  das suas terras. As funções mais elevadas são reservadas às classes superiores.

        Depois  de Sólon, os camponeses pobres aliam-se aos artesãos  e aos mercadores, cujo papel  não deixa de aumentar. Esta coalizão quebra o poder dos nobres e essa vitória do povo é consagrada pelas reformas de Clístenes (508 a.C.).

        A partir de agora  o Estado é administrado pela assembléia  do povo e por um conselho de quinhentos membros eleitos. Os cidadãos são divididos em cem demos, segundo o lugar da sua residência.

        Na cidade ateniense existem então 120 000 cidadãos, numa população de 400 000 pessoas, que  compreendem também os escravos e os estrangeiros (metecos). Os cidadãos mais numerosos são pequenos  camponeses que cultivam a sua terra, por vez com a ajuda  de um ou dois escravos. A sua situação é freqüentemente precária. Os homens em excesso exilam-se  e fundam colônias  noutras costas. Ao mesmo tempo, o comércio com o exterior         toma um desenvolvimento crescente. Para sustentar essa política  de expansão, a cidade desenvolve um grande esforço militar, aliando-se com outras cidades. No século IV, uma luta decisiva  opõe Atenas a Esparta. É a Guerra do Poloponeso (431-404), na qual Atenas  é finalmente vencida.

O equilíbrio econômico e social da cidade está a partir  de então cada vez mais comprometido. O comércio faz então surgir uma camada de novos ricos. A propriedade fundiária concentra-se. Numerosos camponeses pobres têm de abandonar a terra. Na cidade não trabalham, porque o trabalho assalariado  está reservado aos escravos, cada vez mais  numerosos. Constitui-se  uma plebe de desempregados, ao mesmo tempo que se acumulam  grandes fortunas  num pequeno número  de pessoas. Há uma oposição permanente  entre ricos  e pobres que perturbam  profundamente o funcionamento das instituições democráticas. A cidade está  enfraquecida e entra numa era de decadência geral.

        Uma das causas da decadência de Atenas foi a sua inferioridade militar perante  Esparta. Mas a superioridade de Esparta estava ligada a uma organização social muito sua.

        Cerca de 550 a.C. encontram-se em Esparta, ao lado de 25 000 cidadãos, 100 000 hilotas, camponeses escravizados e 250 000 periecos, homens livres, mas sem direitos políticos, que se entregam as atividades comerciais e artesanais . Para manter a supremacia da minoria, Quílon organiza-a então em comunidade militar. Cada cidadão dispõe de uma propriedade fundiária  inalienável, que é cultivada por hilotas, e consagra-se  ao serviço do estado. Dos 7 aos 20 anos, é educado nas armas. Dos 20 aos 60 anos, faz parte de uma companhia militar e é constantemente mobilizado.

        O cidadão é obrigado a casar-se. Só são conservadas as criança bem constituídas. O patrimônio familiar é transmitido ao filho mais  velho. Os filhos não têm meios  de existência são expulsos da classe dos cidadãos e tornam-se periecos .

        Os cidadãos não podem  entregar-se ao comércio, nem possuir metais preciosos. Em princípio, todos conjuntamente formam a Assembléia, que  detém a soberania . de fato, esta pertence à gerúsia, senado formado por 28 membros  que se cooptam, e aos dois reis  chefes do exército. A gerúsia propõe todos os anos  à Assembléia  cinco éforos que dirigem o Estado.

        A igualdade dos sexos está bastante desenvolvida, parece, entre os cidadãos  de Esparta. Encontram-se lá  igualmente práticas  comunitárias características, principalmente as refeições em comum.

        Alias, estas instituições estão em vias de degenerescência e nos séculos III e II serão conduzidas lutas  sociais  duríssimas  por aqueles que quererão restabelecer a antiga igualdade espartana.

        Para ter um quadro quase completo dos fatos que puderam exercer influência sobre os filósofos gregos é necessário assinalar, finalmente a existência no mundo grego, mesmo na época do seu esplendor, de revoltas violentas das camadas sociais mais desfavorecidas.

        Em Mégara, em 640, os camponeses pobres, sob a direção de  Teagenes, tomam conta do Poder e dos bens dos proprietários ricos.

        Cerca de  421, a população de Samoa insurge-se contra os geomores. Pela mesma época  estala também uma  revolta em Quios. Os escravos desempenham  nela um papel  importante e durante longos anos dominam os campos, sob a direção de Drimakos.

        Produziram-se também outros  movimentos, oriundos das camadas mais baixas da sociedade. O seu caráter comum é que se traduzem  quase unicamente em pilhagens, sem que as revoltas se mostrem capazes de construir uma organização social duradoura.

        O século V a.C. é o grande século de Atenas e da Grécia, aquele que vê despontar tantas  obras-primas imortais. Mas é também  aquele em que foram  abalados os fundamentos tradicionais da vida social.

        A civilização grega, desempenhou um papel decisivo na tomada de consciência pelo homem da sua dignidade própria.

        Nos estados mais antigos, os homens são fundamentalmente os servidores do chefe do Estado, e a dignidade que se reconhecem não passa de uma participação no prestigio do chefe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.7 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com