TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO LICENCIATURA EM HISTÓRIA PRÁTICA PROFISSIONAL: A ESCOLA – FASE I

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL – UNINTER

[pic 1]

PORTIFÓLIO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA PROFISSIONAL: A ESCOLA – FASE I

Marcela Caeta Duarte ROCHA

RU:1371814

UNINTER

Bagé

2016

APRESENTAÇÃO

A escola fotografada está localizada na Rua Fernando Machado nº 01 bairro centro na cidade de Bagé RS. Sua mantenedora é a Secretaria da Educação- Estado do Rio Grande do Sul. Ela funciona em três turnos com as modalidades de ensino:

  • Ensino Fundamental (anos iniciais e finais);
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Ensino Médio Politécnico nos turnos manhã e noite.

De acordo com os estudos realizados na disciplina Prática Profissional: A escola e reflexões realizadas no livro Organização escolar de Maria Andreia Grochoska cada escola precisa de uma estrutura organizacional para garantir o melhor funcionamento da instituição. Portanto demonstrarei o ornograma básico da escola em que realizei minhas investigações.

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

De acordo com Grochosca a escola independente de seus sistemas de ensino ela tem a autonomia para organizar seu ornograma de funcionamento. Portanto a escola fotografada está organizada de acordo com o ornograma a cima.

A equipe diretiva é composta por uma diretora e três vices diretores um em cada turno respectivo. Em cada turno há uma supervisora e uma orientadora pedagógica.

Em relação aos setores técnicos administrativos a secretaria está em atividade nos três turnos, na biblioteca há um funcionário responsável pela organização de materiais para pesquisas e visitas dos alunos dos anos iniciais que a utilizam frequentemente.

Todos os setores citados no ornograma estão todos em funcionamento.

Sabe-se que de acordo com a realidade das escolas na rede Estadual atualmente é um tanto precária tanto no espaço físico quanto gestão de pessoas, mas, o que nos alegra é que há profissionais que amam o que fazem e de acordo com a realidade se esforçam para que haja uma educação de qualidade.

Ainda é preciso avançar e discutir sobre o presente e o futuro da educação brasileira, mas vale lembrar que nos falta são politicas públicas com olhares verdadeiros para nossa educação.

ANEXOS

Figura 01.

[pic 7]

Promoção à cultura e arte através de um recital de piano.

Figura 02.

[pic 8]

Apresentação do Seminário Integrado do Ensino Politécnico, a escola incentiva os seus educandos a iniciação técnica e cientifica através de seminário realizados  trimestralmente onde os mesmos durante ao trimestre se envolvem em pesquisas e possuem orientações dos professores da escola .

Figura 03.

[pic 9]

Está imagem é sobre o exercício da cidadania onde os alunos engajados pela uma educação melhor uniram-se ocupando o pátio da escola. Observo nessa imagem que é uma pequena manifestação onde todos estão organizados e com um único foco que melhorias para a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (448.5 Kb)   docx (330.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com