TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL – ESCOLA APRENDIZ

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

POLO: NOVA IGUAÇU – RIO DE JANEIRO

JOEL SIQUEIRA CARNEIRO DA CUNHA – RA: 5297451347

JOSIANA SOARES DE OLIVEIRA C. GREGÓRIO – RA: 6221948313

TUTOR A DISTÂNCIA: CARLA CASTRO DE SOUZA

DESAFIO PROFISSIONAL – ESCOLA APRENDIZ

NOVO IGUAÇU- RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO/2017


JOEL SIQUEIRA CARNEIRO DA CUNHA – RA: 5297451347

JOSIANA SOARES DE OLIVEIRA C. GREGÓRIO – RA: 6221948313

TUTOR A DISTÂNCIA: CARLA CASTRO DE SOUZA

DESAFIO PROFISSIONAL – ESCOLA APRENDIZ

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto desafio profissional.

NOVO IGUAÇU- RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO/2017


RESUMO

Este desafio trata de situações que acontecem com diretores de todas escolas espalhadas pelo Brasil.

Pensar em desenvolvimento sustentável está muito além da ideia de economia de recursos naturais, é pensar de uma maneira mais abrangente e destacando o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Sendo assim, exige a necessidade de trabalhar este assunto nas escolas, com o intuito de estimular o conhecimento sobre o assunto.

A metodologia prioritária utilizada é a construtiva, influenciando na interação dos alunos pais e mestres. Todos os passos foram solucionados de acordo com a legislação Brasileira e sempre seguindo exemplo da gestão do conhecimento no contexto da gestão escolar.

O resultado foi satisfatório, pois já é perceptível a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos relativos a sustentabilidade, tendo em vista que requer mais tempo para o conhecimento aprofundado e maior consciência sobre a responsabilidade social.

Palavras-Chave: Sustentabilidade. Responsabilidade Social. Gestão Escolar.


  1. Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:        6

3.        CASO DE ESTUDO:        6

4.        PASSO 1        7

5.        PASSO 2        8

6.        PASSO 3        8

7.        PASSO 4        9

8.        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Com o surgimento do fordismo, com características próprias de produção e consumo em massa, vai surgindo um novo paradigma; a preocupação com os problemas ambientais.   Iremos abordar a situação vivida pela escola Aprendiz que é a implantação de práticas sustentáveis. O objetivo desse trabalho é apresentar a conclusão e resolução do desafio profissional proposto pelas disciplinas matemática; processos gerenciais; direito empresarial; tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Hoje consumidores mais exigentes buscam organizações que possuem essas práticas, funcionando como uma alavanca para empresas em um mercado competitivo que vivenciamos, além de preservar o planeta que vivemos.

Usaremos a metodologia de elaboração de relatório, mostrando um pouco dos processos administrativos utilizados pela escola Aprendiz e fazendo ligações com empresas de cenário global que já se utilizam de políticas empresariais sustentáveis, como forma de diferencial e agregador de valores.

Abordaremos citações de autores consagrados na área além de pesquisas acadêmicas e material de internet. Para que a partir dessas informações possamos construir e entender o tamanho e complexidade desse tema que é a sustentabilidade no cenário organizacional.

 

 


  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

Diante de bastantes pesquisas sobre o tema chegamos à conclusão que o termo desenvolvimento sustentável, surge nos estudos da Organização das Nações Unidas. Preocupada com as significativas mudanças climáticas que resultava do Fordismo no meio de produção e consumo. O Fordismo se dá início quando Henry Ford (1863 – 1947) modifica o processo artesanal de produção com a implantação do sistema Taylorista na linha de montagens de carros, surgindo assim a produção em massa.

O mesmo conceito se firma na agenda 21, desenvolvido na conferência Rio 92 e logo após sendo utilizadas em outras agendas de cunho internacional que retrata sobre o tema.

Pensando no tema no cenário brasileiro podemos citar o pensamento da autora Leila Ferreira em seu livro “A questão ambiental: sustentabilidade e políticas públicas no Brasil”;

[...] o padrão de produção e consumo que caracteriza o atual estilo de desenvolvimento tende a consolidar-se no espaço das cidades e estas se tornam cada vez mais o foco principal na definição de estratégias e políticas de desenvolvimento (FERREIRA, 1998).

Diante desse pensamento podemos observar a necessidades das organizações públicas e privadas em buscar alternativas sustentáveis para a sua produção de bens ou serviços, como forma de preservar o ambiente ao qual está inserido como também como forma de diferencial no cenário empresarial.

  1. CASO DE ESTUDO:

A Aprendiz é uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. A escola foi fundada em 1993 e é renomada na cidade onde atua. Aprendiz tem em torno de 1000 alunos, que cursam do primeiro ao último ano do ensino fundamental, e 60 funcionários, entre eles: professores, pedagogos, auxiliares, técnicos, cozinheiras e jardineiros.

Ana é a atual diretora da escola, e após encontros com os colaboradores e familiares dos alunos foi decidido a implementação de práticas sustentáveis; entre várias Ana escolheu duas para implantar de imediato. Que são;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (302.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com