TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UTA – PRÁTICA PROFISSIONAL: A ESCOLA – FASE II

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

LIANE PARISOTTO, RU 124679

PORTFÓLIO

UTA – PRÁTICA PROFISSIONAL: A ESCOLA – FASE II

PALMITOS

2015

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

LIANE PARISOTTO, RU 124679

PORTFÓLIO

UTA – PRÁTICA PROFISSIONAL: A ESCOLA – FASE II

[pic 1]

                                                                             

PALMITOS

2015

O Centro de Educação Infantil Turma da Mônica é um espaço educativo que visa promover o desenvolvimento integral da criança, a socialização, a interação da mesma levando-a desenvolver-se em todos os seus aspectos, sejam eles cognitivos ou afetivos.

O PPP analisado tem a finalidade de explicitar suas funções, definições, caminhos, formas operacionais a ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com a ação educativa de forma coletiva. O trabalho coletivo é aquele realizado por coordenadores, professores, especialistas, serventes, pais, membros da APP, educados e os demais membros da sociedade.

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, comtemplando a ação da família e da comunidade.

A Educação Infantil e seus profissionais possuem grande desafio de compreender, conhecer e respeitar as especificidades da criança.

O CEI conta com uma equipe interdisciplinar composta por fonoaudióloga, psicóloga, pediatra, nutricionista, assistente social e outros profissionais com formação superior na sua área de atuação, isto tudo com o apoio dos órgãos competentes que são mantenedores desta instituição.

Para a criança viver plenamente sua infância devem estar presentes o lúdico, o imaginário, o contato com a natureza em ambiente amplo, o brincar, o pesquisar, capacidade de expressão da linguagem, sentimentos, desejos, emoções, curiosidades e a identidade cultural, racial e religiosa.

Referente a estrutura organizacional do CEI, o mesmo atende uma turma de BI e BII e uma turma de MI e MII, totalizando 4 turmas de turno integral, sendo que fornece a opção de meio período. As turmas são divididas pela faixa etária, sendo BI a partir dos 4 meses a 1ano de idade. BII de 1 ano a 2 anos de idade. MI de 2 a 3 anos de idade e MII dos 3 aos 4 anos de idade que sejam completados até o dia 31 de março do corrente ano. Capacidade de cada sala é BI 12 crianças, BII é de 16 crianças, MI são 18 crianças e MII são 20 crianças. O CEI possui um atendimento de 12 horas dividido em dois turnos de seis horas de trabalho diário cada um.

Além da organização das atividades permanentes, esta instituição educacional conta com a Associação de Pais e Professores (APP). Esta associação vem colaborar e trabalhar em prol do bom andamento desta instituição contribuindo para o bem estar das crianças, e auxilia na tomada de decisões referentes à administração do CEI.

Seu quadro de funcionários é composto por: uma diretora, uma secretaria, 10 professores, sendo destes, oito efetivos e dois ACTs. Seis destes professores contam com estagiarias para auxiliá-los nas atividades pedagógicas. Para o preparo da alimentação, organização, limpeza e manutenção de todo o espaço o CEI conta com quatro auxiliares de serviços gerais.

Na Educação Infantil seus princípios norteadores da infância são: organização espaço temporal; organização de diferentes espaços; historia pessoal e do grupo; experiências, conflitos, desejos, movimentos e formação de grupos; interação; brincadeiras; criança: cidadão sujeito de direitos; educação da família; complementaridade a educação da família; viver sua infância; múltiplas linguagens e linguagem literária, linguagem matemática e linguagem escrita.

Para organizar o trabalho pedagógico, é preciso antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades.

Educar significa, portanto proporcionar, situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e conhecimento mais amplo da realidade social e cultural.

O cuidar na educação infantil compreende como parte integrante da educação, ou seja, cuidar de uma criança em contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.

A interação é uma estratégia mais importante para o professor na promoção do aprendizado. Por tanto cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras, de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma que possam comunicar-se e expressar-se demonstrando seus métodos de agir, de pensar e de sentir. O educador deve buscar as soluções mais adequadas para situações com as quais se defrontam diariamente.

O brincar é umas das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças. A brincadeira favorece a autoestima das crianças. Contribui para a integração de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. É fundamental que o educador tenha consciência de que na brincadeira as crianças recreiam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginaria. O educador deve elaborar uma pratica pedagógica que estimule a aprendizagem conceitual e significativa na qual o aluno estabelece uma relação de prazer com o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com