TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA PEDAGÓGICA

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ANA CLAUDIA SANTOS DA SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

RA: 1108836

CURSO: 700- HISTÓRIA

TURMA: BRASIL

POLO MONTES CLAROS

MONTES CLAROS – 2016

ENCONTROS DE GENTE COM A GENTE

O ambiente escolar correto é aquele em que o estudante se sente livre ao treinar seu conhecimento, em conjunto com sua volição.

Observe as duas imagens a seguir:

[pic 1][pic 2]

jd[pic 3][pic 4]

Nas duas figuras notamos o que é preciso fazer para ajudar o desenvolvimento de uma criança.  É importante, por exemplo, a sala ter “cantinhos”.  O cantinho da leitura, com livros, revistas, histórias de papel, o cantinho da matemática, com jogos de acordo com a disciplina, o cantinho das artes que tenham como objetivo estimular a imaginação, por meio de pinturas, desenhos e etc. A mobília da sala deve ser de acordo com o tamanho das crianças,  que seja um lugar claro, ventilado, e contenha os estímulos adequados para o desenvolvimento integral desta.

Vale lembrar, que nos tempos atuais a sala não deve ser somente um lugar de apresentação de conteúdos programados como português, matemática, ciências, e outras disciplinas, a escola deve ser também um local para se socializar com o intuito de troca de experiência, trabalho de emoções e assim se descobrir ou redescobrir como aluno.

COMENTANDO O FILME...[pic 5]

Patch Adams: o amor é contagioso é um filme estadunidense de 1998, do gênero comédia dramática, dirigido por Tom Shadyac.

Esse filme conta a história do estudante Hunter Adams, que cuida de seus pacientes de maneira especial, demonstra muito bom senso de humor e carinho, devido ao seus métodos diferentes de trabalho Hunter passa por diversas dificuldades, e até mesmo seus colegas tentam prejudicá-lo.

Mesmo com muitos problemas, ele demonstra ousadia, e mostra que seu amor pelo o que faz pode vencer todos os obstáculos.

A história de Patch Adams nos faz pensar, que independente da profissão que exercemos , seja médico ou um professor, o fator de mais importância deve se levar em conta a sensibilidade e os sentimentos das pessoas envolvidas.

Em uma sala de aula com crianças é necessário ter atenção, mostrar carinho e ter amor por aquilo que se faz, e amor por quem se faz, saber ver que cada um em particular é único.

Na realidade, fatores estruturais, externos e financeiros podem nos desviar de nossos objetivos, sonhos e as intenções, mas se conseguirmos unir competência e sensibilidade o trabalho terá melhores resultados. O filme Patch Adams nos dá vários exemplos disso, os que devemos seguir e os que devemos rejeitar, se prestarmos atenção poderemos tirar muitas lições para área escolar.

A NOSSA SALA DE AULA DE CADA DIA!

Atualmente, mais de 15% dos estudantes universitários brasileiros preferem a educação a distância. A modalidade de ensino a distância (EAD) foi a que mais cresceu no Brasil, entre 2011 e 2012, o Censo da Educação Superior do MEC/Inep liberou dados que indicam o aumento do número de matrículas, que foi de 12, 2%, por sua vez, os cursos presenciais ficaram com o índice de 3%.

São várias opções de cursos que podem ser encontrados em quase toda localidade brasileira, mensalidades mais em conta, e com ambiente de aprendizagem está cada vez mais sofisticado.

Uma das características mais apreciadas nessa modalidade é a flexibilidade, não possui horários e locais fixos, o aluno tem a liberdade para estudar quando lhe é mais conveniente, há quem tenha preferência por estudar cedo, antes de ir trabalhar, há quem prefira ler os conteúdos no horário de almoço, ou na tranqüilidade e no silêncio da noite. Essa mesma flexibilidade permite que maioria dos estudantes possa conciliar emprego e estudos.

O material didático pode ser todo encontrado no ambiente virtual, inclusive as videoaulas, e podem ser acessadas a qualquer momento, quantas vezes o estudante desejar, de onde ele estiver. Todos os cursos fornecem a possibilidade de interação com toda equipe professores e tutores que estão à disposição para tirar suas dúvidas ou ajudar em alguma questão, além de ter os chats para manter a comunicação com outros alunos, que estão espalhados por várias localidades.

[pic 6]

O diploma EAD vale tanto quanto o presencial, o importante é se a instituição tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), todos os alunos que se formam no EAD, podem usar seus diplomas para participar em concursos de nível superior, ingressar em pôs graduação, ou assumir uma vaga que exija qualificação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (91.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com