TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREFÁCIO .

Por:   •  2/4/2015  •  Artigo  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

(VEEN, Wim & VRAKKING, Ben. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.) 

PREFÁCIO

"Dizem que as coisas mudam com o tempo, mas é você que, na verdade, tem de mudá-las."

Andy Warhol

Bem-vindo, leitor! Você pode ter começado a ler este livro por várias razões: por recomendação; talvez tenha achado os autores interessantes ou, ainda alguém tenha usado uma atitude um pouco impositiva e disse-lhe para ler este livro por uma razão que você talvez nem queira saber. Caso alguma dessas opções seja verdadeira, esperamos sinceramente inspirá-lo a se interessar pelo conteúdo de nossa história, pois é em tal conteúdo que estão outras possíveis razões. Talvez você esteja procurando um livro sobre aprendizagem, educação, tecnologia ou esteja interessado em seres humanos e simplesmente tenha digitado mal a palavra “sapiens” : - )[1]. Qualquer que tenha sido a razão, prometemos que a leitura será interessante e que lhe daremos bastante material para pensar, se você permitir que sua mente absorva a amplitude das implicações e aplicações das palavras contidas aqui. Primeiro, satisfaremos sua necessidade de orientação. Neste Prefácio, ofereceremos uma breve visão geral do que você encontrará. Primeiro, contudo, diremos o que (não) esperar deste livro.

POR QUE ESCREVER UM LIVRO?

Há muito tempo, as pessoas costumavam se reunir ao redor do fogo ao cair da noite para ouvir e fazer valer as tradições da tribo e, assim, compartilhar experiências e preservar o conhecimento. Poetas praticavam sua arte e contavam histórias em anfiteatros para grandes quantidades de pessoas. Mesmo hoje, sendo possível baixar filmes pela internet, e muitas vezes antes de eles chegarem aos cinemas, as pessoas ainda vão ao cinema. Fica claro que há algo mais nas histórias do que simplesmente transferir informações e do que ter capacidade de interpretar.

Este livro foi escrito para um público determinado. Se você gosta de ler em silêncio em sua casa, se gosta de ter tempo para refletir sobre o que lê ou se procura pela versão completa e sem intermediários daquilo que temos a dizer (ou de parte do que temos a dizer), este é o meio certo. Este livro é como uma fotografia daquilo que queremos lhe dizer.

Contudo, se você pegou este livro porque precisava da informação nele contida, ou se sentiu que essa é a única maneira de saber o que temos a dizer, então, teremos de indicar outras possibilidades. Uma das razões pelas quais o escrevemos é que sentimos que o tempo para mudar os parâmetros está diante de nós, e isso, por sua vez, cria um potencial. Com a ajuda da tecnologia, a comunicação não mais se restringe ao texto. As imagens e o som podem ser adicionados com a mesma facilidade e, sem dúvida, acrescentam tanto quanto, ou mais, à nossa experiência. Escrever sobre mudança e sobre o potencial de que dispomos hoje sem darmos exemplos seria um desperdício.

Atualmente, estamos criando um site, www.homozappiens.nl, no qual tentaremos disponibilizar uma experiência viva, compartilhando algo desta história em companhia de uma comunidade de pessoas interessadas. Tentaremos oferecer-lhe uma versão mais ilustrada dessa história on-line e, por meio de um fórum para discussões e links para informações adicionais, queremos criar uma comunidade em que todos os participantes possam, pela riqueza das interações, descobrir e compartilhar o que essa história pode acrescentar às suas vidas, profissionais ou não. Se você está buscando uma alternativa para este livro, por favor visite o nosso site, onde encontrará um caminho mais rico e diversificado. Outra possibilidade é ler este livro e depois comentar sobre o que achou interessante ou sobre o que está faltando nele. Nossa intenção é oferecer aos leitores a possibilidade de adquirir uma experiência prática acerca dos temas discutidos. De certa forma, o site pode ser uma solução para manter nossa história viva e orgânica.

POR QUE VOCÊ DEVE LER ESTE LIVRO?

Este livro traz uma visão sobre a geração que nasceu com um mouse nas mãos. O livro fala de crianças que descobriram o mundo por meio de uma grande variedade de canais de televisão, jogos de computador, iPods, sites, blogs e telefones celulares, e explora as implicações do comportamento delas para a aprendizagem. Em certo sentido, o livro oferece uma visão sobre como a sociedade está mudando o modo pelo qual se aprende, não pretendendo, de forma alguma, excluir as gerações mais velhas do potencial da nova educação. Estamos contando uma história, a história do Homo zappiens, para mostrar o potencial que há para mudança se reconsideramos as práticas com que estamos acostumados.

Este trabalho tem uma visão positiva sobre o que uma nova geração de aprendizes pode trazer para nossas escolas e sobre como os professores podem lidar com esses alunos que cresceram com a tecnologia ao seu lado. O livro reflete sobre como as coisas são e têm sido, esboçando o que poderiam ser. Também dá sugestões sobre como adaptar nossas práticas de ensino em uma sociedade em que lidar com o conhecimento é uma questão de negociação e de criatividade e em que aprender é uma atividade para a vida toda. Para os professores, é uma viagem empolgante participar dessas mudanças, que vão além das adaptações das práticas tradicionais, nas quais o papel das novas tecnologias será proeminente. Contudo, nem todos os hábitos estabelecidos são maus e, embora descrevamos um futuro utópico para a aprendizagem e pintemos um caminho que leve até ele, foram necessários milhares de anos para chegar onde chegamos, e não devemos deixar de reconhecer o pequeníssimo número de mudanças que de fato ocorrem quando damos uma nova cara à educação.

Qualquer pessoa interessada em aprendizagem e em educação, seja por razões profissionais ou pessoais, bem como os leitores interessados nas influências da tecnologia sobre a sociedade, gostarão muito de ler este livro. Dependendo de seus interesses, conhecimento e envolvimento com os avanços tecnológicos da era digital, boa parte dele poderá fazer com que reconheçam ou confirmem o que já sabiam há algum tempo. De qualquer forma, o livro poderá fazer com que entendam ou encontrem soluções para o mundo. Não esqueça de visitar nosso site (www.homozappiens.nl), especialmente se este livro produzir mais perguntas do que respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (957.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com