TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO HISTORICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EUROPA E NO BRASIL

Trabalho Universitário: PROCESSO HISTORICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EUROPA E NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Industrial na Europa fez com que a classe operária se sujeitasse ao regime das fabricas, possibilitando assim a entrada da mulher no mercado de trabalho,com isso teve uma mudança significativa a base das famílias, alterando a forma de cuidar e educar os filhos.

O primeiro jardim de infância criado por Froebel se preocupava com o cuidar e o educar acima de tudo, fazendo assim que as famílias se adaptem –se e cuidam melhores de seus filhos.

No Brasil, as creches surgiram como ajuda assistencial, com objetivo de auxiliar as mulheres que trabalham fora, outro fato relevante que contribuiu para o aparecimento das instituições foram a iniciativa de se acolher os órfãos.

A Educação Infantil teve diferentes funções destinadas ao atendimento das crianças, no decorrer do tempo, hoje o educador não tem só o papel de cuidar mas sim o papel pedagógico.

O processo histórico da educação infantil tanto na Europa como no Brasil, houve grandes mudanças, está em construção permanente com inúmeras variações, pois deixou de ser cuidado apenas da família e passou a ser dos deveres públicos, hoje a criança é considerada como ser que tem identidade própria ou seja cidadãos que tem direitos.

Apesar dos esforços do governo, ainda deixa muito a desejar no que se refere a qualidade ensino, precisamos caminhar muito para chegar no ideal, pois é marcada por enormes diferenças sociais, mas mesmo assim acreditamos que a educação Brasileira tem solução, precisamos torna-la como prioridade, tanto no campo social,econômico e político, pois so a educação tem o poder de transformar a sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com