TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO CRISTO REDENTOR

Por:   •  15/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS: CENTRO 4 – PRAÇA IX

Disciplina: CCE0780 - 

ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA

TURMA: 3014

ALUNO

MATRÍCULA

EDNA MALAFAIA FERREIRA DA SILVA

201201270316

Período Acadêmico: 2017.2 (G)

ATIVIDADE ESTRUTURADA VALENDO 2,0 PONTOS

Rio de Janeiro

2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PROJETO CRISTO REDENTOR

O propósito desse trabalho é somar nota para a avaliação (AV2) da disciplina Elaboração De Projetos de Engenharia. Profª Silvana Rivaldo Silva.

Rio de Janeiro

2017

Sumário

1        Relatório        5

2        Jornal O Globo recebe um prêmio internacional sobre o “infográfico do Cristo”                                                                                                                                          6

3        80 anos do Cristo Redentor        7

4        Uma das novas sete maravilhas do mundo        15

5        A História do Cristo Redentor do Rio de Janeiro        16


  1. Relatório

Para quem não sabe, a estátua do Cristo Redentor, situada na Cidade do Rio de Janeiro, completou 86 anos de idade em 12 de outubro de 2017. Ela representa Jesus Cristo de braços abertos, eternizando o ato de abençoar, tanto os cariocas, quanto aos que aqui chegam e se encantam com o Rio, numa espécie de Boas-Vindas. 

O grupo decidiu apresentar quatro fatos reais sobre o Cristo Redentor em projetos que deram certo onde seus objetivos foram alcançados e emocionam a todos os que por lá passam ou o observam de longe. E saber que a ideia começou do projeto começou em 1859...


  1. Jornal O Globo recebe um prêmio internacional sobre o “infográfico do Cristo”

O Jornal foi o único brasileiro a receber medalha concedida pela Society for News Design.

Em março/2012, o “infográfico especial do Cristo”, em página dupla e papel branco, que circulou junto com o caderno sobre os 80 anos do Cristo Redentor do GLOBO, em 09/10/2011, ganhou medalha de prata no 20º Malofiej, o mais importante e tradicional prêmio de infografia do mundo, da Society for News Design/Espanha (SND/E), em conjunto com a Escola de Comunicação da Universidade de Navarra. O trabalho foi assinado por Alessandro Alvim, que pesquisou sobre o assunto e coordenou o projeto, e por Renato Carvalho, Kamilla Pavão e Michele Rodrigues, também da Editoria de Arte. O infográfico do Cristo já havia sido premiado pela SND dos EUA e pelos editores do GLOBO, que o escolheram como o melhor projeto gráfico de 2011.

Foram oito medalhas de ouro, 31 de prata e 73 de bronze. O prêmio teve 1.356 concorrentes de 29 países, um recorde de participação. O GLOBO concorreu com grandes jornais, como o New York Times, que ganhou quatro medalhas de ouro, além de outras, consagrando-se como o veículo mais premiado. O NYTimes.com ganhou duas medalhas de ouro.

Na Espanha, onde recebeu o prêmio, Alvim falou sobre a importância do reconhecimento internacional.

— Considerando que o "New York Times" ganhou todas as medalhas de ouro e quase todas as outras, e nenhum outro jornal brasileiro ganhou medalha, foi um excelente resultado.

Também foram premiados o "Washington Post", "El Mundo" e a "National Geographic". Na internet, o IG ganhou medalha de ouro.

É o terceiro prêmio Malofiej do GLOBO, que já ganhou duas medalhas de bronze — uma em 2001, com a queda do Concorde em Paris, e outra em 2008, com "O maestro da bateria". Nesta edição, nenhum outro jornal brasileiro foi premiado.

— O Brasil mostra que tem infografistas entre os melhores do mundo. O prêmio confirma a qualidade do nosso trabalho — diz o editor de Arte do GLOBO, Léo Tavejnhansky.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/o-globo-ganha-premio-malofiej-de-infografia-4400495 


  1. 80 anos do Cristo Redentor – Relato de Alessandro Alvim 

  1. Em out/2011, por ocasião da comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor, Alessandro Alvim – Jornal O Globo conclui a elaboração de um infográfico do Cristo e divulga filme realizado no interior do Cristo.

  2. Alessandro Alvim, responsável pelo infográfico do Cristo, mostra as peculiaridades da construção do monumento. Imagens de Leonardo Dresch e edição de André Vieira.

  3. Objetivo: Fazer o infográfico sobre o Cristo Redentor foi como juntar peças de um quebra-cabeças. Tudo começou em março deste ano (2011), quando fiz um layout preliminar e sugeri o trabalho a editora responsável pelas notícias da cidade.

  4. Idéia aprovada, em abril/2011 marquei uma entrevista com o Reitor do Santuário do Cristo Redentor, local do monumento. Mostrei o layout ao Padre Omar Raposo e expliquei o infográfico.

[pic 3]

Nessa entrevista Padre Omar Raposo, forneceu várias dicas de livros, de pessoas para procurar.  Também permitiu que eu entrasse dentro do Cristo, o que ocorreu em junho/2011, onde fiz mais de 500 fotos, vídeos e diversas anotações.


  1. Com as informações (visita ao Cristo e pesquisa) que havia obtido comecei a fazer o desenho principal.

[pic 4]

[pic 5]

  1. No final de julho/início de agosto-2011, Renato Carvalho (infografista) começou a me ajudar no trabalho. Ele ía desenhando o material já apurado e eu acompanhava as entrevistas que a repórter Selma Schmidt fez junto dos familiares dos engenheiros e desenhistas que participaram do projeto de construção do Cristo.

  1. Nessas entrevistas obtive mapas e referências fotográficas da obra, fotos dos personagens e documentos com registros da construção. Também  recebi a indicação de um engenheiro que havia estudado o Cristo num MBA de engenharia.

[pic 6]

  1. Nesse mesmo mês marquei uma entrevista com o engenheiro. Levei comigo o que eu já havia desenhado, todas as referências (mapas, plantas e fotos) que eu havia conseguido.

[pic 7]

  1. O engenheiro me forneceu todo o processo construtivo e detalhes da execução do projeto. Voltando à redação, eu tinha material para mais duas páginas.

[pic 8]

  1. No final de agosto/2011, o layout foi modificado para duas páginas duplas.

[pic 9]

Kamila Pavão e Michelle Rodrigues (infografistas) também colaboraram com os desenhos. Elas começaram a realizar pesquisa para confirmar as informações dos entrevistados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (821.8 Kb)   docx (630.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com