TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção: CRAS Cristo Rei Zona Leste

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.675 Palavras (15 Páginas)  •  4.573 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO

KELLY DOS SANTOS MONTEIRO BASTIANICKY

REGIANE GALLETI FREITAS

SILVANA RIBEIRO DA CONCEIÇÃO

Projeto de Intervenção:

CRAS Cristo Rei  Zona Leste

Várzea Grande - MT

2014.

KELLY DOS SANTOS MONTEIRO BASTIANICKY

REGIANE GALLETI FREITAS

SILVANA RIBEIRO DA CONCEIÇÃO

Projeto de Intervenção:

CRAS Cristo Rei  Zona Leste

Projeto de Intervenção apresentado como um dos requisitos do curso de Graduação em Serviço Social do UNIVAG – Centro Universitário.

Professora: Claudia Fernanda Galdino Delgado.

Leila Chaban.

Várzea Grande.- MT

2014.

SUMARIO

1. DADOS DA IDENTIFICAÇÃO        4

1.1 Nome da Instituição:         4

1.2 Campo de estagio:         4

1.3 Coordenação:         4

1.4 Endereço / Telefone / Email:         4

1.5 Surpevisora de campo:         4

1.6 Estagiaria de Serviço Social:         4

2. APRESENTAÇÃO        4

3. JUSTIFICATIVA        6

4. OBJETIVO GERAL        6

4.1 Objetivo Específico.        6

5. PÚBLICO ALVO        7

6. REFERENCIAL TEÓRICO        7

7. METAS A ATINGIR        11

8. METODOLOGIA        11

9. RECURSOS        12

10. PARCEIROS OU INSTITUIÇÃO        12

11. AVALIAÇÃO / MONITORAMENTO        13

12. ORÇAMENTO        14

13. CRONOGRAMA        14

REFERÊNCIAS        15

Projeto de Intervenção

1. DADOS DA IDENTIFICAÇÃO

1.1 Nome da Instituição: Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS

1.2 Campo de estagio: CRAS Cristo Rei  Zona Leste

1.3 Coordenação: Gonçalina Nunes Pereira Ribeiro

1.4 Endereço / Telefone / Email: Rua Professora Izabel Pinto, SN no Bairro Cristo Rei, na cidade de Várzea Grande-Mato-Grosso, Brasil – CEP: 78118-100 Telefone (65)3688-3006, e-mail: cras_cristorei@hotmail.com.

1.5 Surpevisora de campo: Sr.ª Beverly Barbosa Sales, Sr.ª Clotilde Vieira dos Santos e Sta. Emauele Helena  de Moraes e Silva

1.6 Estagiaria de Serviço Social: Kelly Dantos Monteiro Bastianicky, Regiane Galleti Freitas e Silvana Ribeiro da Conceição

2. APRESENTAÇÃO

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS ) do Cristo Rei foi fundada em julho de 2005 sendo o primeiro CRAS atendendo aproximadamente 20 usuários por dia. O CRAS é uma unidade publica de base municipal responsável pela oferta de serviços de Proteção Social Básica as famílias que se encontram em situações vulneráveis. E um local considerado  ``a porta de entrada´´ dos serviços de Proteção Social Básica do SUAS, atuando na rede de serviços sócios assistenciais locais da Política e Assistência Social da área de abrangência do CRAS.

A instituição e um órgão vinculado a Secretaria da Assistência da Prefeitura Municipal de Várzea Grande/MT, e uma unidade publica estatal descentralizada da política da assistência social, criado para atender as demandas dos programas Federais de Proteção Social Básica de Assistência Social, para famílias e seus membros.

O CRAS tem o seu funcionamento amparado pela artigo 6-C da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. O CRAS é destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.

Sua área de abrangência e Regional, e atende 47 bairros, pois sua demanda do município e extensa, e são divididos por regiões, e a instituição disponibiliza das assistentes sociais a Sr.ª Beverly Barbosa Sales, Sr.ª Clotilde Vieira dos Santos e Sta. Emauele Helena  de Moraes e Silva e composta por uma equipe técnica que são: Administrativos, Assistente Social, Coordenadora, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Psicóloga, Motorista para visitas domiciliares.

O CRAS deve funcionar, cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizado 40 horas semanais, com a equipe de referência do CRAS, completa, esse horário pode ser flexível.

O CRAS tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhora na sua qualidade de vida, no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CRAS, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

A organização do espaço físico do CRAS, a composição e qualificação dos recursos humanos, a definição das metodologias empregadas e o planejamento das ações, que compões o trabalho social com famílias, deve ser concebida a partir das aquisições que o PAIF se propõe a oferta aos usuários.

Pode resultar em medidas da resolutividade e efetividade dos serviços, a serem aferidas pelos níveis de participação e satisfação dos usuários e pelas mudanças efetivas e duradoras em sua condição de vida. O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais nos territórios, a unidade desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e de oferta do PAIF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com