TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pagina 21 Livro De Historia

Exames: Pagina 21 Livro De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

01- Você estudou que para compreender a historia, é necessárioo interpretar documentos e registros que foram deixados por uma sociedade em determinado tempo e local. Com base nesse estudo, conceitue as palavras e expressoes a seguir :

A - documento histórico ( cite exemplos )

b- fonte oral

c- tempo histórico

D- tempo cronologico

E- patrimônio histórico

f- vestígios materiais

g- tombamento

A - DOCUMENTO HISTÓRICO: Compreende-se como documento histórico todo o material produzido em um determinado período, que possa auxiliar o historiador em sua análise.

Pode se constituir desde documentos produzidos por governos ou entidades (públicas e privadas), até mesmo objetos como utensílios, indumentárias, imagens, textos de qualquer natureza, pinturas, esculturas, canções, etc. Desde que esses registros possam responder ao problema criado pelo historiador num determinado tempo e espaço

B - FONTE ORAL: Existe, ainda, a possibilidade de trabalho com a coleta de relatos de pessoas que tenham presenciado determinadas ocorrências. Neste caso, é aplicada a História Oral.

C - TEMPO HISTÓRICO: O conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas), repercutindo em uma compreensão dos acontecimentos como sendo pontuais, uma data, organizados em uma longa e infinita linha numérica. Os acontecimentos, identificados pelas datas, assumem a idéia de uniformidade, de regularidade e, ao mesmo tempo, de sucessão crescente e acumulativa. A seqüenciação dos acontecimentos sugere ainda que toda a humanidade seguiu ou deveria seguir o mesmo percurso, criando assim a idéia de povos “atrasados” e “civilizados” e ainda limitando as ações humanas a uma ordem evolutiva, representando o tempo presente um estágio mais avançado da história da humanidade.

D - TEMPO CRONOLÓGICO: é o que contamos no relógio que sao os meses, dias, horas , minutos, segundos.

E - PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

F -VESTÍGIOS MATERIAIS: Os vestígios materiais constituem, portanto, as pistas de que o arqueólogo-detetive dispõe para reconstruir os diferentes modos de vida do passado. Encontrar estas pistas se torna o primeiro passo da investigação. Podem significar restos de qualquer coisa (Ex: alimentos, madeira, fogueira, etc), evidências, em criminalistica é o mesmo que provas materiais.

G - TOMBAMENTO :O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando-se em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com