TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Historia Da Educação

Artigos Científicos: Pedagogia Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO - UNIEDUCAÇÃO 7109

PEDAGOGIA - 3ª SÉRIE

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

AGMAR MARIA DE SOUZA RA : 398573

MARIA CAUDINETE OLIVEIRA RA : 396949

MARIVONE FRANSISCA ROSA SILVA RA : 393489

UELMA COSTA ROSA DE PAULA RA : 394821

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Prof. Lindolfo A.Martell

Goiânia

18/04/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO - UNIEDUCAÇÃO 7109

PEDAGOGIA-3ª SÉRIE

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

AGMAR MARIA DE SOUZA RA : 398573

MARIA CAUDINETE OLIVEIRA RA : 396949

MARIVONE FRANSISCA ROSA SILVA RA : 393489

UELMA COSTA ROSA DE PAULA RA : 394821

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Trabalho elaborado e apresentado para obtenção de nota na disciplina de História da Educação e da Pedagogia, a pedido da Prof. Lindolfo A.Martell e sob a orientação do tutor presencial Profa.Edione Marques

Prof. Lindolfo A.Martell

Goiânia

18/04/2013

INTRODUÇÃO

Iniciamos este trabalho falando sobre a importância do estudo sobre a história da educação e da pedagogia; em seguida descrevemos a origem da educação escolar no Brasil e logo após apresentamos um quadro cronológico das principais escolas fundadas no Brasil nos períodos colonial, imperial e republicano; e por fim relatamos a história de uma escola de Goiânia Goiás.

Somos seres históricos que fabricamos nosso passado, tudo o que vivemos hoje será, no futuro, o nosso passado. De acordo com nossas vivencias e relação social mudaram nossas ações e pensamentos, e assim a nossa história vai se formando.

“[...] onde há ser humano há cultura. Onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça, está a modificar a realidade e a sai próprio e, assim, que interferir no mundo natural ou dele participa,estáacriarummundocultural”. (REISEWITZ,2004,p.81).

O saber é transmitido de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de sociedade para sociedade; daí cada sociedade tem fatores culturais que são transmitidos ao longo do processo histórico, desenvolvidos através de seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma depensare agir. Sendo assim tudo que é registrado e memorizado deve ser preservado, para assim entendermos a cultura de um determinado povo.

“A preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária, pois esse patrimônio é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro, transmitindoàs gerações por vir às referências de um tempo e de um espaço singulares, que jamais serão revividos, mas revisitados, criando a consciência da intercomunicabilidade da história.” (ICOMOS, 1980).

A história da educação não é muito difícil de ser compreendida. Ela nos permite ver que, em outros lugares, culturas e épocas, ou aqui perto de nós, a educação, de modo geral, e a escola, em particular, tem mudado, mas parecem manter alguns elementos intocados.

A história, dessa forma, ajuda-nos a olhar nossa realidade com paciência, afinal, as coisas demoram muito a mudar. As vezes é preciso esperar duas ou três gerações para que uma inovação educacional seestabeleça.

Enfim, estudar história da educação é compreender o presente, e intervir no futuro através do estudo do passado, não cometendo os mesmos erros de nossos antepassados.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRA-REFORMA CATÓLICA

Surge a escola na sociedade grega, vivendo também a invenção da democracia, reclamava seus filhos a iniciação em técnicas e conhecimentos até então rigorosamente guardados pelas famíliasaristocratas,aquelasquetinhamvirtude e valor.

Com conquista e da derrota da Grécia, o Império Romano leva os princípios de colaboração para a paz romana a todos os domínios conquistados e faz do latim (língua que era falada do Lácio,antiga região da Itália) língua oficial.

O cristianismo, tendo como principal instituição a Igreja Católica, vai se ocupar da educação, criando suas próprias escolas, depois que os Bárbaros derrotaramasforçasguerreirasromanas.

Na terra que deram o nome de Brasil, os portugueses chegaram e se apossaram, Tornamo-nos colônia e durante mais de três séculos, apesar dos muitos movimentos de resistência e rebeldia, servimos de sustentáculo econômico da metrópole europeia, que gradativamente entrava em decadência.

Na idade moderna é Firmados princípios e modos de conduta religiosos e a Igreja Católica é obrigadaaadmitiroprotesto.

Então o Brasil foi invadido por católicos reformados, vai ter na Companhia de Jesus seu principal agente educador.

Temos os seguintes jesuítas que vieram ao Brasil no século XVI: Padre Manoel da Nóbrega,Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira. Seus objetivos eram: levar o catolicismo para regiões descobertas no século XVI, principalmente a América; catequizar os índios americanos, China e África, para evitar o avanço do protestantismo; e construir escolas católicas.

o Marquês de Pombal, representante dos novos ventos que assombravam a Europa e outras partes do mundo, expulsou os jesuítas do Reino e de suas colônias, acusando-os de acumularem fortunas e de não propagarem as conquistas das revoluções científicas centradas narazão.

Com a família real no Brasil, fugitiva das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com