TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas História do Brasil

Por:   •  22/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Porque a igreja católica passou a fazer oposição ao governo de Don Pedro II? 🔻

Foi o "padroado" que estabelecido pela constituição de 1824 determinava que todos os membros do clero brasileiro seriam oficialmente funcionários do Estado.

Qual a importância do positivismo na critica ao regime monárquico? 🔻 Para os positivistas as instituições monárquicas e seus problemas representavam o "atraso" cuja superação abriria caminho para uma nova ordem política em que o progresso de fato pudesse vir a ser alcançado.

Porque os fazendeiros do vale do paraíba passaram a fazer oposição ao imperador? 🔻

Os cafeicultores, eles estavam insatisfeitos com a falta de incentivos e queriam que o imperador custasse a vinda de imigrantes europeus. Esses cafeicultores lucravam com o trabalho escravo, porém ocorreu o fim do tráfico de escravos. Quando foi decretada a Lei Áurea que libertou os escravos, os fazendeiros escravistas particularmente os do Vale do Paraiba ficaram irritados com a Abolição e exigiam que o imperador os indenizasse. O descontentamento foi motivado por fatores financeiros, pois os fazendeiros além de perder seus escravos sem receber indenização do Império, ainda teriam que passar a pagar salário para os imigrantes europeus que chegavam ao Brasil para ocupar o lugar dos escravos nas fazendas. Então esta elite agrária juntamente com o exército organizaram um partido político chamado PRP (Partido Republicano Paulista) e passaram a fazer oposição ao imperador.

Porque os fazendeiros do oeste paraíba não ficaram satisfeitos com a abolição da escravatura? 🔻

Porque iria acabar com a mão de obra deles, os escravos seriam libertos e eles teriam que pagar pelo serviço de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (5.1 Mb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com