TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestre Calú: Um dos pilares da cultura pernambucana

Por:   •  11/4/2016  •  Monografia  •  6.462 Palavras (26 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 26

                [pic 1][pic 2]

FACULDADE SANTA HELENA[pic 3]

CURSO DE TURISMO

ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA NETO

DEYVSON BARBOSA DE OLIVEIRA

MESTRE CALÚ:

Um dos pilares da cultura pernambucana

[pic 4][pic 5]

RECIFE

2012


 ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA NETO[pic 6]

DEYVSON BARBOSA DE OLIVEIRA

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

MESTRE CALÚ:

Um dos pilares da cultura pernambucana

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso, requisito parcial à obtenção do grau do título de Bacharel em Turismo.

Orientadora: Alba Marinho

RECIFE

2012


DEDICATÓRIA / AGRADECIMENTOS[pic 10][pic 11]

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos guiado durante todo o período da graduação e iluminando nosso caminho até chegarmos a este objetivo, que é a conclusão do curso.

Ao Mestre Calú, um ser humano excepcional, que cedeu de forma muito humilde grande parte das informações contidas neste trabalho.

À minha mãe, símbolo máximo da minha luta, persistência e dedicação em tudo que faço. (SANTANA)

Aos meus pais, em especial à minha mãe, que a todo momento me apoiaram nesta caminhada. (OLIVEIRA)

À Professora Alba Marinho, orientadora que nos conduziu de forma sublime nesta pesquisa.

Às famílias Oliveira e Santana, que nos acolheram com muita hospitalidade durante o período de pesquisas.

Aos nossos familiares, amigos, professores e todos aqueles que de certa forma contribuíram para que chegássemos até aqui.


[pic 12][pic 13]

[pic 14]

FACULDADE SANTA HELENA[pic 15]

CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO

MESTRE CALÚ:

Um dos pilares da cultura pernambucana

ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA NETO

DEYVSON BARBOSA DE OLIVEIRA

Este artigo foi julgado adequado para a obtenção do Título de Bacharel em Turismo, pela Faculdade Santa Helena em 20 de dezembro de 2012.

Nota: _____________

_______________________________________________________

Profº Ms. Diogo Galvão Leite de Moura

Coordenador do Curso

__________________________________________________

Profª Ms Alba Marinho

Orientadora

__________________________________________________

Profª Ms Annara Mariane Perboire

Avaliadora

__________________________________________________

Prof. Jailson Luiz da Silva

Avaliado[pic 16]

 MESTRE CALÚ:[pic 17][pic 18]

Um dos pilares da cultura pernambucana

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo disseminar a pluralidade artística do Mestre Calú, mamulengueiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Tomou-se por bases referenciais os consagrados autores Hermilo Borba Filho e Jofre Dumazedier, além de conteúdos do Ministério do Turismo . Metologicamente, fez-se o uso de fontes primárias, entrevistas pessoais e consultas a referências biográficas. Chegou-se a conclusão de que há sim uma maior valorização da cultura hoje, mas ainda há falhas que precisam ser corrigidas.

Palavras-chave: Mamulengo, Brincadeira, Turismo, Cultura, Turismo Cultural.

ABSTRACT

This survey has for objective to disseminate the plurality artistic of Mestre Calú, mamulengueiro from the forest north zone from Pernambuco. Took for referentials bases the consecrated authors Hermilo Borba Filho and Jofre Dumazedier, beyond of contents from the Tourism Ministry. Methodologically, did the use of primaries fonts, personal interviews and consultation of references biographies. Arrived conclusion that have yes a more valorization in the culture today, but still have errors that need to be corrected.

Keywords: Mamulengo, play, Tourism, culture, Cultural Tourism.

INTRODUÇÃO[pic 19]

Este estudo de caso tem como principal objetivo difundir a pluralidade artística de Antônio Joaquim de Santana, o Mestre Calú, mamulengueiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco, celeiro de grandes brincadeiras[1] e artistas populares, potenciais impulsionadores do turismo cultural e da conscientização identitária e de fortalecimento da memória coletiva de um povo.

A diversidade cultural da região é tanta que muitos artistas acabam não recebendo o devido reconhecimento, como é o caso do Mestre Calú, um almanaque cultural vivo. Artesão, cantor e autor de cocos, toadas e loas, oficineiro, doceiro e dono do Presépio Mamulengo Flor de Jasmim, que com quase 50 anos de história preserva muitos elementos de antigamente e não tem nenhuma pretensão de se desviar e passar a fazer parte da indústria cultural que transforma a cultura popular em mera mercadoria geradora de lucros para poucos.

Para atingir seus objetivos, a metodologia utilizada neste trabalho se deu através de revisões bibliográficas, e fontes primárias inéditas, tais como entrevistas pessoais realizadas com o Mestre Calú, nas quais foram obtidas gravações em áudio, vídeo e fotografias. Consultou-se o acervo pessoal de Seu Calú e foi realizada uma apresentação especial do Mamulengo para a complementação prática desta pesquisa.

Quanto às principais referências teóricas utilizadas, encontram-se no Manual de Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais, encontrado no site do Ministério do Turismo (MTUR). O complemento teórico se deu por Hermilo Borba Filho (1966 e 1987), que aborda as formas de cultura popular e Jofre Dumazedier (2001), que também aborda a cultura popular, dando ênfase ao lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (784.4 Kb)   docx (426.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com