TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Trabalho

Por:   •  16/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Cinema Português[pic 1]

Plano de Trabalho

2017/2018

Filme: Capitão Falcão (João Leitão, 2015)

Grupo: Catarina Silva, Inês Mata e Sofia Pereira

Dirigido por João Leitão e estreado a 23 de abril de 2015, Capitão Falcão é uma tentativa de aproximação do público mais jovem ao cinema português. Baseado na cultura pop americana e nos super-heróis da atualidade, Capitão Falcão apresenta uma sátira que crítica os estereótipos dos portugueses.

Este filme apresenta-nos um super-herói fascista defensor do Estado Novo numa época tão marcante da Historia de Portugal. Aquilo que à primeira vista parece propaganda ao estado novo revela-se como uma crítica profunda aos nossos costumes e aos medos dos líderes existentes na altura, caindo assim na fórmula do filme português de elite.

O uso de um pacing mais rápido misturado com influências da cultura pop, que é tão familiar da geração dos anos 90, as cenas de luta inspiradas nas artes marciais orientais nomeadamente a referência aos Power Rangers que são usados para representar as personagens dos capitães de Abril, são algumas das influências subentendidamente utilizadas.

Este filme leva-nos a crer que terá estreado fora do seu tempo áureo sendo que possivelmente teria sido um fenómeno cultural se tivesse estreado posteriormente em 2017 com o desenvolvimento do culto da internet e da comédia satírica que se encontra tanto em voga pelo mundo cibernético nos dias de hoje.

Dito isto, pretendemos fazer uma breve reflexão baseando-nos não só nas influências americanas e orientais inerentes, como também na forma como o realizador retrata e critica, através destes diversos elementos, a cultura portuguesa contemporânea e da época retratada em filme.

Bibliografia:

 

"Análise – Capitão Falcão – Próximonível." Proximonivel.pt. N.p., 2018. Web. 19 Apr. 2018 . .

Cocamonga, Doc. "Capitão Falcão, 2015, João Leitão." Nacaocucamonga.blogspot.pt. N.p., 2018. Web. 22 Apr. 2018 . .

Davies, Adeselna. "Capitão Falcão | Cinema | Review." Crónicas de uma leitora. N.p., 2018. Web. 20 Apr. 2018 . .

Galvão, Sara. "Caminhos Film Festival – Capitão Falcão/The Portuguese Falcon – Review *** – Critics Associated." Critics-associated.com. N.p., 2018. Web. 20 Apr. 2018. .

Mourinha, Jorge. "Indielisboa 2015. “Capitão Falcão”, Uma Paródia A Um Super-Herói Fascista." PÚBLICO. N.p., 2018. Web. 20 Apr. 2018. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com