TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula cidade histórica

Por:   •  6/7/2022  •  Artigo  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Rafael Silva Carneiro

RGM: 28352530

Este plano de aula é voltado para a 2ª série do ensino médio. A partir da visita técnica na cidade de Ouro Preto – MG, localizada a 80km de Belo Horizonte, espera-se com essa excursão trazer uma compreensão maior do período colonial tardio brasileiro e do Primeiro e Segundo Reinado. A partir da análise da arquitetura, e das diversas expressões culturais ainda presentes na cidade, como o reinado e o congado, espera-se uma melhor compreensão do cotidiano do brasileiro que viveu neste período, especialmente dos nascidos em Minas Gerais, visto que Ouro Preto foi sua capital até 1897.

Além disso, os alunos terão a oportunidade de conhecer de perto a arte e a religiosidade do período Barroco, aspectos do Brasil Colônia e do Ciclo do Ouro e a importância do patrimônio cultural de um povo e sua conservação. Podemos com essa visita estabelecer relações e contextos históricos locais e nacionais.

O primeiro local visitado será a Igreja do Rosário, que então poderá ser apontado aos alunos as características arquitetônicas que identificam o barroco mineiro, e como alguns especialistas apontam como uma expressão do estilo Rococó.  

Em seguida, será visitado o Museu de Ciências e Técnicas, que  já foi a Casa de Fundição e Moeda até 1735, e também Palácio dos Governadores até 1898, tem grande importância histórica e pode auxiliar na compreensão de como funcionava o comércio e como as lideranças viviam no país.   Hoje a coleção de mais de 20 mil amostras de minerais é objeto de estudo dos geólogos em formação na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).

Em seguida, seguiremos para o Museu da Inconfidência ao qual será apresentado parte do acervo para os alunos, demonstrando como eles contam a história de Minas Gerais, em especial de Vila Rica (antiga Ouro Preto), com foco nas características do Brasil Colônia, na exploração do minério, na organização da vida pública de e no processo da Inconfidência Mineira.

O último espaço fechado a ser visitado é o Museu Casa dos Contos, onde destaca-se a sala da Moeda, que conta um pouco da história do Quinto, imposto cobrado por Portugal no Período Colonial e, ainda, a história da formação da Moeda do Brasil até os dias atuais.  Grande destaque também está na Senzala, ambiente do museu que chama muito atenção dos alunos para um dos processos mais dolorosos da nossa história, a escravidão africana.

Os alunos então serão convidados a se sentar na Praça Tiradentes, ponto central da cidade de Ouro Preto, onde poderão assistir apresentações culturais de Reinado, que são feitas várias vezes ao ano, e de capoeira, ambas expressões culturais provindas da cultura africana, traga ao Brasil pelo tráfico de escravos.

Por fim, os estudantes poderão compartilhar suas impressões e aprendizados. Este é um momento adequado para fazer uma avaliação oral com os alunos no intuito de perceber se sua percepção a respeito deste momento histórico se enriqueceu.

Sem autor. Ouro Preto – Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Disponível em: Ouro Preto - Igreja de Nossa Senhora do Rosário -ipatrimônio (ipatrimonio.org) Acesso: 30 Novembro de 2021

Sem autor. MUSEU DE CIÊNCIA E TÉCNICA DA ESCOLA DE MINAS. Disponível em: Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas | Estado de Minas Gerais (www.mg.gov.br) Acesso: 30 Novembro de 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com