TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Dentro do Vaticano

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do estado da Bahia- UNEB
Departamento de Educação-
Campus X

Colegiado de História- III Semstre- 2014

Disciplina: Europa Medieval

Docente: Ediane Lopes

Discente: Diógenes Santana Santos

Síntese:

Por Dentro do Vaticano

Localizado na zona norte da cidade de Roma, capital da Itália, o Vaticano é a menor cidade-estado do mundo medindo apenas 44 hectares e contendo em média de 900 habitantes. É a sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa. Seu nome é uma referência a uma das sete colinas da capital italiana. A população do Vaticano é composta apenas por membros da Igreja Católica e da seleta guarda suíça. No entanto, o país recebe milhares de turistas diariamente, o principal atrativo são os afrescos, que são longos corredores no interior da Igreja, com cenas do Velho Testamento, pintados por Michelangelo no teto da Capela Sistina. O que se percebe é que a cidade do Vaticano é um estado eclesiástico ou sacerdotal-monárquico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte de funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé e a local residência do Santo Padre, o Papa, referido como o Palácio Apostólico. A Santa Sé, pelo que se pode ver, tem uma personalidade jurídica que permite firmar tratados e enviar e receber representantes diplomáticos, onde também trocam presentes e ler declarações, como um Estado de fato, e recebem do Papa um rosário, após um ato de deferência dos visitantes, para comemorar a visitar. Conforme mostra no documentário, a primeira igreja, a Basílica de Constantino, foi construída sobre o local onde os primeiros católicos romanos afirmam que foi o túmulo de São Pedro, enterrado em um cemitério comum no local. A partir de então a área começou a se tornar mais populosa, mas a maioria apenas por habitações ligadas à atividade de São Pedro.

O documentário “Por Dentro do Vaticano” observa-se as seguintes organizações e estruturas: suas paredes centenárias e palácio foram projetados para deter qualquer tipo de invasão inimiga, a maior parte do Vaticano é fechada ao público aonde poucos visitam a Praça de São Pedro e da maciça Basílica que fica logo atrás da praça, um dos eventos mais importantes do Vaticano é ordenação do Papa por novos bispos e arcebispos, a estrutura da Igreja é compostas por esculturas, pinturas e artes ligadas à religião, e o Papa, uns do cargo de poder de umas das mais antigas organizações do planeta, dentre outros importantes fatores que contribuem e compões a sua organização. O Estado tem os seus próprios embaixadores ou representantes, um jornal oficial, correio, um espaço para alimentação para os menos favorecidos, além de uma força militar denominada Guarda Suíça, e uma força policial militar. A Guarda Suíça, alias, são soldados muito importantes para o Estado, já que cabe a esses controlar os acessos à cidade do Vaticano e vigia e Palácio Apostólico, residência do papa. Portanto é tarefa da Guarda garantir a proteção próxima ao papa. Além da questão da segurança, entre as tarefas também estão os serviços de ordem de honraria. Apresenta as honras militares do papa em visitas de chefes do Estado, embaixadores, ministros e outras personalidades.

A economia do Vaticano está voltada para o Museu do Vaticano e dos correios que é apoiado financeiramente pelas vendas de selos, moedas e lembranças turísticas, além de possuir um banco que realiza atividade em todo o mundo com um caixa eletrônico com instruções em latim, possivelmente, o único tipo do mundo. Possui uma espécie de governo onde o governador é um Cardeal, Presidente da Comissão Pontifícia que supervisiona a cidade-Estado. A cultura do Vaticano é obviamente correspondente à cultura da Igreja Católica e os seus expoentes são as obras de arquitetura como a Basílica de São Pedro, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano. A arquitetura do Vaticano, o canto gregoriano cantado pelo Coro da Capela Sistina, além das vestimentas e símbolos utilizados pelo Papa, pelos Cardeais e pelos soldados da Guarda Suíça, são considerados como uns dos principais resquícios da cultura medieval na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com