TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Fundamentos da Educação

Por:   •  5/10/2020  •  Artigo  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

LICENCIATURA EM HISTÓRIA DGHIS2001SPOA1O

RA 8114888

PORTFÓLIO

CICLO DE APRENDIZAGEM 2

Fundamentos da Educação

Batatais

Maio de 2020

O MITO DE TESEU E O MINOTAURO E SUA RELAÇÃO COM  A EDUCAÇÃO HOMÉRICA

  1. O Mito de Teseu e o Minotauro

Para compensar a morte de seu filho Androgeu, Minos decretou que os atenienses deveriam enviar a cada nove anos — ou seja, ao término de cada Grande Ano — sete rapazes e sete donzelas ao Labirinto de Creta, onde o Minotauro os aguardava para devorá-los.

No período em que o tributo deveria ser pago pela terceira vez, Teseu chegava a Atenas e teria se apiedado dos pais cujos filhos poderiam ser sorteados para se tornarem vítimas e se ofereceu, ele próprio, em sacrifício. Outra versão afirma que o rei Minos se apresentou em pessoa com uma grande frota para eleger as vítimas e que se fixou em Teseu, o qual, embora fosse natural de Trezena e não de Atenas, ofereceu-se voluntariamente sob a condição de que, se lograsse derrotar o Minotauro com as próprias mãos, o tributo seria anulado.

As 14 mães dos tributos escolhidos levaram provisões para a viagem e contaram aos filhos fábulas que narravam feitos de heróis para animá-los. Teseu e os outros  zarparam no sexto dia do mês de muníquion (abril). Quando o barco chegou a Creta alguns dias depois, Minos foi até o porto contar as vítimas.

Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por Teseu, que estava acompanhado de Afrodite, a deusa do amor, à primeira vista. “Vou ajudá-lo a dar cabo do meu meio-irmão, o Minotauro”, prometeu-lhe ela em segredo, “se você consentir em me levar para Atenas como sua esposa”. Teseu aceitou tal oferta com grande alegria e jurou desposá-la. Antes de deixar Creta, Dédalo dera a Ariadne um novelo mágico e lhe ensinara a entrar e sair do Labirinto. Ariadne entregou esse novelo a Teseu e lhe instruiu que o seguisse até deparar com o monstro adormecido, que deveria ser agarrado pelo chifre e sacrificado a Poseidon. Depois ele poderia encontrar o caminho de volta enrolando o novelo na direção inversa. Naquela mesma noite, Teseu cumpriu sua tarefa.

  1. Educação Homérica e o Mito de Teseu

A educação homérica era um meio de ensinar os jovens na Grécia Antiga através dos mitos transmitidos oralmente. Os heróis dessas epopéias serviam de modelo a ser seguidos pelos jovens, que deveriam cultivar os valores realçados por estas histórias, tais como força, desenvolvimento pessoal, persistência, dedicação à sua cidade e altruísmo.

A busca por estes valores concederia ao jovem que se destacasse reconhecimento público e glórias para si para seu Estado.

No mito de Teseu e o Minotauro, por exemplo, é possível observar a nobreza com que Teseu é retratado ao compadecer-se das mães dos tributos e voluntariar-se para batalhar contra o minotauro, assim como sua coragem ao combater o despotismo do Rei Minos. Teseu possui várias qualidades que os gregos gostariam que fossem perseguidas pelos seus jovens: é belo, forte, justo, bravo, é assistido pelos deuses e coloca-se à disposição de lutar para defender os atenienses da tirania, mesmo que isto custe sua própria vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (130.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com