TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino: Observação e Projeto

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Aluno(s):

Sabrina Campos de Oliveira     RA  1505847

        POLO

Lagoa Santa/Minas Gerais

        

2016

RELATO E OBSERVAÇÃO

AMBIENTE EDUCATIVO ESCOLAR


Neste relato, foi observada uma área de 500 m ao redor das escolas, Estadual “Cardeal Mota” e Escola Estadual “Intendente Câmara”, a primeira localizada á Praça Professor José Policarpo, nº 106 e a segunda localizada á Rua Gaspar Soares nº 89, ambas na cidade de Morro do Pilar.

     A Escola Estadual “Cardeal Mota” ,é uma escola que atende alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano.

     É uma escola antiga, fundada em 12/12/1952, através do decreto nº 3.921, é um prédio pequeno, de apenas um andar, possuem seis salas de aula, um salão para auditório, uma biblioteca pequena, uma cozinha e um refeitório anexo, dois banheiros, sendo um feminino e outro masculino, possui ainda uma sala de informática, sala dos professores e sala do diretor, secretária, um almoxarifado nos fundos da escola, um pequeno pátio, e não possui quadra poliesportiva.

     Todos os ambientes de uma escola podem e devem ser considerados ambientes educativos, cada qual dentro da função a que se destina. As salas de aula, por exemplo, são sempre os primeiros ambientes educativos, desde o próprio mobiliário á decoração das paredes, já o auditório é usado para apresentações culturais, teatros, danças, festas de datas cívicas e até mesmo espaço interativo para as crianças com necessidades especiais.

     A biblioteca é o mais atraente espaço educativo, apresentando oportunidades de viajar através do mundo da leitura e das histórias de faz-de-conta, onde alunos e professores fazem grandes descobertas, pesquisas e trabalhos escolares.

     A sala de informática é na internet e buscam novos conhecimentos. O pátio é onde se realiza as atividades físicas, jogos e brincadeiras, é a interação do lúdico, da saúde e da aprendizagem. Até a cozinha pode ser considerado um espaço educativo, onde se pode levar as crianças a preparar uma receita culinária, estudada em sala de aula, sempre, acompanhadas do professor e no refeitório é onde são servidos os lanches dos alunos, ali se aprende regras de boas maneiras, como se proceder numa fila e se alimentar em silêncio, enfim, todos os ambientes escolares apresentam uma função educativa, cada um no seu contexto.

     Na Escola “Intendente Câmara” observa-se uma grande interação entre escola e comunidade, é uma escola que tende alunos das series finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lá se observa vários ambientes educativos, desde a quadra poliesportiva que atende a todos os alunos desta referida escola até alunos de outras escolas, é um espaço voltado para o entretenimento, o esporte e o lazer. Nessa quadra são realizados grandes eventos, tais como teatros, palestras e gincanas estudantis.

     Existe ainda uma bela biblioteca contendo um acervo muito grande de livros, atlas, enciclopédias e os mais variados livros didáticos, tudo ao alcance de professores e alunos da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (105.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com