TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Travessia do Atlantico

Por:   •  12/3/2017  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul

A resenha deste texto, se remete à obra publicada " Travessia Aérea Lisboa- Rio de Janeiro Pelos oficiais da Marinha de Guerra Portuguesa"

A obra retrata, de forma detalhada, primeira travessia aérea pelo atlântico-sul realizada pelo homem. Ela é dividida em 5 partes: 1ª demonstra a palestra apresentada no XI Congresso FIDEHAE citando a grande realização feita por Gago Coutinho e por Sacadura Cabral, explicitando as características do voo, suas circunstâncias e quem foram esses desbravadores que conquistaram tal feito. A 2ª parte mostra o instrumento utilizado para que conseguissem se guiar durante o percurso, instrumento que revolucionou a navegação em todo o mundo. Já a 3ª parte, mostram as providências que foram tomadas para a realização de uma viagem bem sucedida e por fim, na 5ª parte, e detalhada to o trajeto e todos os trechos do percurso.

Com uma abordagem mais profunda da obra, no principio, é informada ao leitor, a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul que se realizou no período de 30 de março a 17 de junho de 1922. Constituiu um importante acontecimento e um memorável marco histórico na historia da navegação aérea, em nível mundial. Ainda mais, porque no ano de 1922 comemorava-se o Centenário da Independência do Brasil.

O governo português estabelece um prêmio para o primeiro aviador que efetuasse a Travessia Aérea Lisboa – Rio de Janeiro, que contaria com o auxílio monetário do ministério da marinha. E então , Artur Sacadura Freire Cabral, arrojado aviador, se propõe a ser o oficial-aviador que seria encarregado de organizar o evento e realizar a travessia tendo como propósito o progresso da Aviação e o estreitamento dos tradicionais laços de amizade entre Portugal e o Brasil. Sacadura apresentou seu planejamento prévio , porém se viu com problemas, devido aos recursos limitados de navegação da época, recorreu ao seu antigo chefe, o Contra-Almirante Carlos V. Gago Coutinho, competente e consagrado navegador para o acompanhar em sua jornada.

O chamado 'sextante de horizonte artificial' e o 'corretor de rumos', foram os instrumentos desenvolvidos pelos próprios Gago e Sacadura, que adotavam métodos inéditos de cálculo e pré cálculoe meios de rsolver problemas envolvendo a navegação estimada e astronômica. Estas invenções, até então inéditas, revolucionariam os métodos de navegação aérea, permitindo realizá-la com precisão, sem qualquer auxílio exterior.

Por fim, para realizar a rande conquista, Sacadura concluiu que a melhor opção de aeronave para sua viagem era a de um hidroavião, este que foi de fabriação inglêsa, pela empresa Fairey, que inclusive, já dispunha do projeto de um hidroavião com características semelhantes a que procurava, e que por fim, foi modificado e adaptado para viagem transoceânica, com a envergadura das asas aumentada e depósitos suplementares de combustível nos flutuadores principais que ficou pronto quase no fim de 1921. Foram

encomendadas 3 aeronaves.

Na manhã do dia 30 de março de 1922 os dois decolaram com seu hidroavião nomeado de Lusitânia com o objetivo de segurem as etapas de voo: Las Palmas, Gando, São Vicente, São Tiago, Penedos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com