TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual interdisciplinar em grupo unopar historia

Por:   •  22/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Graduação História

Disciplinas:

História Contemporânea, História do Brasil Republicano, Teoria da História e Historiografia, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de História, Seminário da Prática VI

Semestre:

5º e 6º

Professores:

Fábio Luiz da Silva, Julho Zamariam, Reinaldo B. Nishikawa e Cyntia Simioni França

Produção textual interdisciplinar em grupo

Tema: O alinhamento político brasileiro no início da Guerra Fria.

Objetivo: Analisar a política externa brasileira após a Segunda Guerra Mundial, especificamente o alinhamento político instaurado pelo presidente Dutra e as expectativas acerca da atuação brasileira na América Latina.

Orientações:

Esta atividade consiste na análise de um importante período histórico brasileiro: a transição entre a Era Vargas e o regime democrático. Através da leitura crítica dos artigos disponibilizados para esta orientação, os alunos deverão elaborar um texto coerente que disserte sobre o tema acima proposto. Para iniciarmos as nossas reflexões sobre o tema, leiam a citação abaixo:

Mais do que um esforço de modernização militar, a FEB constituiu o núcleo de um projeto político mais amplo que visava a projetar o país como uma potência significativa na América Latina e a assegurar a presença do país nas mesas de conversação que iriam reordenar a situação internacional no pós-guerra. O próprio governo americano alimentou essa visão de “Brazilian participation in extra-continental arrangements”, de acordo com as palavras de Roosevelt a Vargas. (MOURA, Gerson. O alinhamento sem recompensa: a política externa do governo Dutra. Rio de Janeiro, CPDOC-FGV, 1990, p. 12)

1. Leiam os textos disponibilizados para esta atividade, com ênfase nas partes que tratam do alinhamento político brasileiro aos EUA no início da Guerra Fria;

2. Analisem como cada um dos autores aborda as relações entre Brasil e EUA, destacando os interesses que existiam tanto por parte do Brasil como dos EUA, a expectativa sobre o papel brasileiro na política latino-americana e as consequências deste alinhamento para a política e a economia nacional.

3. Produzam um texto dissertativo, discutindo os aspectos elencados no item 2 acima descrito. Não esqueçam de fazer citações dos autores que servem como base deste trabalho. O texto deverá conter no mínimo 4 e no máximo 6 laudas (incluindo Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais). Vocês também deverão encontrar outros autores que debatem o tema, para que o trabalho não fique pobre em suas referências.

UNOPAR VIRTUAL

Curso de Graduação História

Texto base para atividade (disponível com esta atividade):

BASTOS, Pedro Paulo Zanluth. De bom vizinho a aliado fiel: comentários sobre o alinhamento econômico e político do Brasil aos Estados Unidos nos primórdios da Guerra Fria. IE/UNICAMP. Campinas, nº 194, set 2011. Disponível em: http://www.anpec.org.br/encontro2010/inscricao/arquivos/000-d5e1dedb60718b13db1f23d849670e3a.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com