TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO: Relato da Contação de História.

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Utilizou-se a história Cachinhos Dourados em painel de feltro para essa experiência de contação de história com crianças de idades entre 3 e 5 anos.

A contação de histórias nos anos iniciais de ensino exerce influência fundamental nas crianças, visto que provoca nelas prazer, motivação, atenção, capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico, estimula a imaginação, proporciona o gosto pela literatura e promove relações entre fantasia e realidade.

Leitura de histórias tem papel determinante desde a educação infantil até o ensino fundamental, pois não é importante apenas pelo caráter lúdico ou para estimular imaginação, mas funciona como desenvolvedor do intelecto.

2 DESENVOLVIMENTO

As quatro crianças se acomodaram em círculo em torno da contadora, alegres para ouvir a história de Cachinhos Dourados. Eufóricas, não paravam de conversar tanto sobre assuntos variados como sobre a história que iriam ouvir, observamos que a partir daquele momento a imaginação delas começou a funcionar de forma a antecipar a história.

Mostrou-se o painel de feltro e a atenção delas foi tomada. Exploramos as cores perguntando quem sabia dizer e todas foram respondendo.

Fez-se uma rápida introdução geral da história falando da menina curiosa e xereta que entrou na casa dos ursos sem a permissão deles e formulamos as perguntas:

- Devemos entrar na casa de estranhos?

- É legal comer o que se vê em cima da mesa sem saber de quem é?

- Devemos mexer nas coisas dos outros sem permissão?

- Como devemos nos comportar na casa de desconhecidos.

- Porque ser curioso e xereta não é legal?

- Porque devemos obedecer ao que a mamãe fala?

- O que acontece se nós pegarmos alguma coisa de alguém e quebrar?

Obtivemos respostas variadas e até curiosas:

- Não pode entrar na casa de quem a gente nem conhece porque não vai ser divertido.

- Você vai ser um chato e ninguém vai gostar de você se você for muito curioso e vai ficar sozinho.

- Eu obedeço a minha mãe pra ela não ficar muito me gritando as vezes, quando eu não obedeço ela até grita.

- O que é xereta ?

- Eu as vezes pego o celular do meu pai pra jogar mas ele deixou.

- Quando eu crescer eu vou saber contar histórias.

- Uma vez eu peguei o doce da mesa do aniversário e a outra menina brigou comigo.

Após uma longa conversa gerada pelos questionamentos que fizemos, ponderamos mas não respondemos as questões que fizemos, apenas as surgidas neste meio tempo, e propomos ouvir a história para responder todas as perguntas.

A história foi contada com riqueza de detalhes, movimentando o painel de feltro, com impostação da voz nos vários momentos desenvolvendo a trama. As crianças estavam gostando e em determinada altura já estavam mergulhada na história de cachinho dourado, querendo tocar e mexer também no painel.

A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 164) salienta que a literatura infantil pertence ao gênero ficção, o qual é constituído de toda e qualquer prosa narrativa que significa a "linguagem artística, construída pelo pensamento criador, lógico-poético".

A literatura infantil se reveste de significados pelo caráter pedagógico e também lúdico e representa o gênero ficção por ser destinada aos pequenos leitores, considerados como seres em formação. A autora Nelly Novais Coelho apresenta as definições de algumas formas simples como a fábula, cujas histórias apresentam uma narrativa curta de natureza simbólica que utiliza os animais como personagens, trazendo, aos final do texto, uma linha moral.

A história de cachinhos dourados sem encaixa perfeitamente neste conceito de fábula que a autora se refere. Ela utiliza uma narrativa breve e objetiva que vivencia situações exemplares aos homens.

Ao final da história perguntamos as crianças opiniões oferecendo o painel para eles manusearem. Verificamos que a atividade havia sido prazerosa e eles estavam satisfeitos.

Oportunizamos o momento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com