TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cultural o Bicentenário da Independência do Brasil

Por:   •  25/5/2023  •  Ensaio  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

                         

ESCOLA MUNICIPAL ABRAÃO CAVALCANTE BESSA

[pic 2]

PROJETO SEMANA DA CULTURAL:

O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

TABOLEIRO GRANDE/RN

2022

PROJETO SEMANA DA CULTURAL:

O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O presente projeto tem como objetivo realizar uma semana de atividades de cunho socioeducativo e cultural em alusão ao Bicentenário de Independência do Brasil, com o intuito de desenvolver nos estudantes o sentimento de pertencimento a pátria brasileira.

TABOLEIRO GRANDE/RN

2022

JUSTIFICATIVA:

O mundo contemporâneo é marcado pela avassaladora e contínua globalização que derruba fronteiras, estabelece novas identidades culturais e cunha uma sociedade cada vez mais globalizada, no qual o sentimento de pertencimento a uma nação é cada vez menor, em linhas gerais a cada dia torna-se mais nítido que as pessoas estão perdendo a sua identidade cultural, assim como, o ardor pela sua pátria mãe. Deste modo, com o intuito de estimular a cultura e o sentimento de patriotismo, a Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa propõe a realização de uma semana cultural tendo como foco o Bicentenário da Independência do Brasil.

Baseando-se em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o estudante é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, desenvolveremos uma série de atividades lúdicas e pedagógicas com o objetivo de edificar junto aos estudantes a noção de que a preservação e o amor pela pátria é de suma importância para o desenvolvimento de uma nação soberana e próspera.  Em consonância com este pensamento e tendo em vista as comemorações em alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil, o presente projeto direciona as suas ações para compreender a importância do processo de independência do país, pois sabemos que o processo de independência não se completa em um momento singular da história, mas em uma série de ações que exige um esforço contínuo de conquista e preservação por cada geração.

Assim, entendemos que ao recordamos neste ano o Bicentenário da Independência do Brasil é um momento de reafirmamos a nossa soberania, liberdade e independência que foram conquistadas com muita luta pelos as gerações passadas.

As ações serão relevantes para que haja trocas de experiências e socialização entre estudantes, professores e demais colaboradores da escola, promovendo assim um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem. As atividades propostas neste projeto visam atender aos seguintes objetivos:

OBJETIVO GERAL:

  • Promover o conhecimento e socialização de saberes a partir da pesquisa e revisão dos conteúdos acerca do processo de independência do Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Impulsionar a reflexão acerca dos diferentes episódios históricos ao longo dos duzentos anos de independência do Brasil;
  • Estimular a criação artística e cultural dos estudantes; 
  • Desenvolver os valores éticos e morais, fomentando no patriotismo;
  • Propor situações de aprendizagem que possibilitem ações, sob uma perspectiva cidadã, de forma realista, no sentido de cultivar o autoconhecimento, empatia e estabelecimento de relações mais harmoniosas;
  • Avaliar os alunos de forma interdisciplinar.

METODOLOGIA:

Os procedimentos metodológicos a serem empregados para a realização do projeto são:

  • Levantamento teórico-bibliográfico acerca do processo de Independência do Brasil como maneira de fomenta o conhecimento dos estudantes acerca desta temática;
  • Realizar um mapeamento dos principais episódios históricos que marcaram os duzentos anos de Independência do Brasil;
  • Sistematização das informações coletadas através de textos, cartilhas, vídeos, podcast, apresentação teatral etc.

ESTRATÉGIAS DE EXECUÇÃO:

Para a implantação e implementação do presente projeto na Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, estabelecemos uma sequência didática e como culminância uma gincana cultural. A opção por desenvolver o projeto em forma de uma sequência didática, deu-se pelo fato desta metodologia possibilitar expandir e aperfeiçoar as atividades em estudo e ao mesmo tempo avaliar os seus pontos fortes e fracos à medida que atividade está sendo implementada em sala de aula, desta maneira o professor pode simultaneamente desenvolver atividade e avaliar o desempenho dos estudantes, sua participação, bem como os pontos fortes e as contingências que forem surgindo no decorrer do projeto. Assim, será possível modificar os objetivos traçados, ampliá-los ou reduzi-los, tendo por base os resultados preliminares alcançados.

O presente projeto será desenvolvido de modo presencial de acordo com o cronograma e suas ações serão implementadas de forma transdisciplinar voltando-se para a temática geral, que reside no desenvolvimento de diferentes atividades direcionadas a compreender a importância dos fatos históricos ao longo do processo de independência do Brasil.

De posse destas informações acerca dos fatos históricos que compreende o período do Bicentenário da Independência do Brasil, serão implementadas aulas com base nestes dados com o intuito de instruir os estudantes acerca dos fatos ocorridos. Outro ponto que é fundamental é o estudo de textos de diversos gêneros (documentários, artigos de jornal, trechos de livro acadêmico, literários, poesias, letras de música, charges, gráficos, tabelas, mapas entre outros) como uma das estratégias para o aperfeiçoamento do conhecimento e maior entendimento acerca da historicidade brasileira.

Para tanto, será necessário desenvolver um conjunto de ações para que o projeto consiga atingir os seus objetivos, sendo de suma importância o engajamento da comunidade escolar com as seguintes atividades:

1. Reunião com os professores para apresentação do projeto e explicação detalhada;

2.Realizar atividades voltadas para a temática do projeto que vise a participação dos estudantes;

3. Preparo de ambientes estimuladores a pesquisa e a leitura;

4. Sensibilizar o grupo sobre a importância dos fatos e acontecimentos históricos brasileiros para o pleno exercício da soberania, liberdade e independência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (345.1 Kb)   docx (468.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com