TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES

Para responder à questão de número 01, é preciso ler o texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz, disponível em nosso AVA.

Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 e do texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz, construa um texto que explique – com suas palavras! –: O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural e qual é a sua finalidade? Quais são seus principais objetos? Cite 3 exemplos de representações populares encontradas na sua cidade/região (texto de, no mínimo, 15 linhas).

Preservar o patrimônio é resgatar o passado e trazer significações para o presente. Compreender nosso desenvolvimento através do tempo permite também estabelecer metas para o futuro, criar uma identificação com sua localidade e fortalecer vínculos com espaços e pessoas. A preservação do patrimônio cultural é o processo de estabelecer uma ligação com a memória coletiva.

A preservação do patrimônio possui 3 principais objetos, quais sejam:

Esse patrimônio compreende três grandes categorias: a primeira engloba os elementos pertencentes à natureza, ao meio ambiente; a segunda refere-se ao conhecimento, às técnicas, ao saber e ao saber-fazer; e a terceira trata mais objetivamente do patrimônio histórico, que reúne em si toda a sorte de coisas, artefatos e construções resultantes da relação entre o homem  e o meio ambiente e do saber-fazer humano, ou seja, tudo aquilo que é produzido pelo homem ao transformar os elementos da natureza, adequando-os ao seu bem-estar. (TOMAZ, 2012, p. 3)

Percebe-se, nesta leva, a íntima relação com a história e seus desdobramentos, com a ciência filosófica, arqueologia e sociologia, dentre outras. Preservar a memória de um povo é permite que este valide suas conquistas e a construção de um saber ao longo do tempo. São costumes, hábitos e objetos físicos que denotam sua presença em épocas anteriores.

A preservação do patrimônio deve encontrar guarida no interesse político, pois, o Estado deve criara condições dentro da normatividade da lei para que tal aconteça. A Carta Magna do país possui referências próprias para a atuação em nível nacional da preservação do patrimônio, desde o Decreto-Lei n.° 25, de 30 de novembro de 1937 com a criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e as demais constituições está assegurado a preservação do patrimônio cultural no Brasil.

A cidade de Camaçari possui inúmeras manifestações populares, dentre elas podemos destacar as rodas de capoeira, os grupos de Samba da orla da cidade e grupos folclóricos, além da festa da Marujada.

Questão 02 (2,0 pontos) – Para construir a resposta dessa questão, você precisará:

Ler o Módulo de Arte e Cultura;

Ler a reportagem Absurdo tropical, de Carlos Costa (http://novo.itaucultural.org.br/materiacontinuum/agosto-2011-absurdo-tropical/) - disponível também no AVA;

Ver o documentário Igreja de São Francisco – a caverna de ouro! – 1 e 2 – disponível no AVA e no site: https://www.youtube.com/watch?v=QkToVv4AGAg

Observe as imagens:

Imagem 01 - "Cristo levando a Cruz", obra de Aleijadinho

[pic 1]

Imagem 02 - Pelourinho – Salvador

[pic 2]

Imagem 03 - A incredulidade de São Tomé – Caravaggio

[pic 3]

Questão: Como você pode observar, os exemplos acima pertencem a um mesmo período artístico - o barroco. Sendo assim, leia o módulo, a reportagem e o documentário e responda:

. Quais são as principais características do Barroco?

. Quais são suas particularidades no Brasil?

. Você acredita que nós, baianos, ainda possuímos uma “alma” barroca? Cite 3 elementos que reforcem a afirmação (podem ser elementos na moda, na música, na decoração ou na arquitetura).

* Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas.

O barroco foi um movimento intenso, que se opõe á renascença. Tem traços particulares e expressa com intensidade suas emoções. Há o amor à situações opostos, como claro e escuro, envolvimento com temática religiosa, ligação com figuras míticas, luxo nos ornamentos e obras e presença de figuras lendárias e imaginárias, (SILVA, 2012).

No Brasil a arte barroca é expressa nos trabalhos do Aleijadinho em Minas Gerais, onde se destaca suas obras em pedra sabão e na poesia dramática de Gregório de Matos. Pode-se dizer que a Bahia tem alma barroca, principalmente pela parte arquitetônica. O Pelourinho possui um vasto número de construções do período barroco. A obra da Igreja de São Francisco do Carmo é um dos edifícios mais proeminentes da arte barroca na cidade.

O exagera da expressão é um dos pontos altos na obra de Gregório de Matos, grande expressão do Barroco no Brasil. Em suas obras percebe-se um trato especial sob a temática sociológica e linguística, de maneira que é possível descobrir hábitos e costumes do Brasil colonial. Era apelidado de “Boca do Inferno” por fazer paródias e críticas aos políticos, senhores e diversas pessoas.

Questão 03 (2,0 pontos) – Com base nas Aulas 02 e 06 do nosso módulo e nos seus conhecimentos, leia os dois textos que seguem:

Texto 01 – Doze girassóis numa jarra  – Van Gogh

[pic 4]

Fonte: Wikipedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_girass%C3%B3is_numa_jarra

Texto 02  – Os girassóis de Van Gogh – Manoel de Barros

Hoje eu vi

Soldados cantando por estradas de sangue

Frescura de manhãs em olhos de crianças

Mulheres mastigando as esperanças mortas

Hoje eu vi homens ao crepúsculo

Recebendo o amor no peito.

Hoje eu vi homens recebendo a guerra

Recebendo o pranto como balas no peito

E como a dor me abaixasse a cabeça,

Eu vi os girassóis ardentes de Van Gogh.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (525.2 Kb)   docx (283.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com