TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Historia Revolução Industrial

Trabalho Universitário: Projeto De Historia Revolução Industrial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  5.960 Palavras (24 Páginas)  •  3.586 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 TEMA ......................................................................................6

2 JUSTIFICATIVA......................................................................7

3 SÉRIE/ ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA..............11

4 OBJETIVOS..........................................................................12

5 PROBLEMATIZAÇÃO.............................................................12

6 CONTEUDOS CURRICULARES..............................................13

7 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO....................................14

8 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO........................26

9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS...................................26

10 AVALIAÇÃO.........................................................................27

11 REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................28

Os reflexos da Revolução Industrial inglesa no mundo do trabalho infantil

RESUMO

Com suas raízes fundidas no sistema feudal, a Revolução Industrial instaurou o modo de produção capitalista e proporcionou transformações mais profundas vividas pela sociedade inglesa na segunda metade do século XVIII. As mudanças ocorreram por toda a parte, criando-se o sistema de fábricas em substituição ao trabalhador coletivo em substituição ao trabalhador da velha manufatura. No mercado de trabalho houve aumento das horas trabalhadas, baixos salários e desemprego. Outra característica marcante foi a utilização do trabalho infantil nas fábricas que, ao lado das mulheres, era a mão-de-obra mais barata e preferida pelos patrões. Levando em conta esses aspectos, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir referências e atividades para o ensino de História sobre o tema “O Trabalho Infantil na Revolução Industrial Inglesa”. O assunto é relevante e, certamente, vai abrir um espaço de reflexão e pesquisa profícuo para os professores.

“PALAVRAS-CHAVE”: fábricas; História; mudanças; Revolução Industrial; trabalho infantil.

ABSTRACT

With its roots deeply in the feudal system, the Industrial Revolution brought the capitalist mode of production and provided deeper transformations experienced by the British in the second half of the eighteenth century. The changes occurred everywhere, creating the factory system to replace the collective worker to replace the old manufacturing worker. In the labor market showed an increase in working hours, low wages and unemployment. Another striking feature was the use of child labor in factories, the women's side, was the labor force cheaper and preferred by employers. Considering these aspects, this article aims to present and discuss references and activities to teach history on the theme "Child Labor in the English Industrial Revolution." The subject is relevant and, indeed, will open a space for reflection and research useful for teachers.

“KEYWORDS”: factories, History; changes; Industrial Revolution, child labor.

2- JUSTIFICATIVA:

A Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XVIII na Inglaterra e tornou os métodos de produção mais eficientes, barateando os preços e estimulando o consumo. O poder produtivo tornou-se capaz de uma multiplicação rápida de mercadorias e serviços, por causa da substituição das ferramentas pelas máquinas, do modo de produção doméstico pelo sistema fábrica. Com a grande transformação verificada no sistema produtivo, a Revolução Industrial

ocasionou uma verdadeira mudança no sistema social. Consequentemente, houve muita exploração do trabalho infantil, pois as crianças eram obrigadas a trabalhar num ambiente com falta de higiene, imoralidade, depravação e por um período de até 18 horas (ARRUDA, 1984:76-77). Desse modo, o trabalho infantil faz parte da Revolução Industrial e a abordagem desse assunto é importante para a formação crítica do estudante que poderá avaliar as principais consequências da utilização dessa mão-de-obra. Em razão da importância que o tema requer, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir referências e atividades para o ensino de História sobre o tema “O Trabalho Infantil na Revolução Industrial Inglesa”. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na historiografia sobre a inserção do trabalho infantil na Revolução Industrial e o levantamento de fontes primárias e secundárias sobre o tema. Também foram desenvolvidas propostas de atividades sobre o tema. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e a pesquisa-ação. “A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” (GIL, 1996:48). Já a pesquisa-ação é:

Um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1985, p. 14).

Meu projeto de ensino destina-se ao nono ano do ensino fundamental. Serão quatro aulas de cinquenta minutos cada. Ministradas no ensino fundamental. Escolhi como tema: A revolução industrial inglesa. Com o recorte sobre a mão de obra infantil. Suas causas e consequências. Busco com esse material remeter o educando as condições de trabalho nesta época. Ou seja, durante os primeiros estágios da revolução industrial. As condições de trabalho da época, a degradação, imoralidade e insalubridade que os trabalhadores se submetiam. Principalmente as crianças. Também abordarei o porque, de se contratar crianças para a mão de obra nessa fábricas. O que mudou no decorrer do tempo e quais as mudanças ocorridas durante esse período, tanto no âmbito trabalhista como social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com